A JAC Motors vai lançar no Brasil um caminhão elétrico com peso bruto total (PBT) superior a 12,5 toneladas. Ou seja, com capacidade superior à do E-JT 125, que a marca chinesa acaba de lançar no mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 699.900. A novidade vai ser apresentada durante a Fenatran, considerada como a maior feira do setor de transportes da América Latina. O evento ocorrerá em novembro, em São Paulo.
A expectativa é de que o novo modelo tenha preço acima de R$ 700 mil. Com isso, a JAC vai ampliar ainda mais sua presença no segmento de veículos comerciais 100% elétricos no Brasil. Atualmente, a empresa oferece seis modelos do tipo, entre furgões e caminhões. Além disso, há uma van elétrica de transporte de passageiros.
Segundo a marca, seu caminhão de maior sucesso no País é o iEV1200T, lançado em 2020. Os clientes deste modelo, com PBT de 7,5 t, são grandes embarcadores, como DHL e Pepsico. Assim como empresas de transporte, como Rodonaves e Braspress, por exemplo. Embora os elétricos sejam mais caros que os equivalentes com motor a combustão, permitem atingir metas previstas em planos de redução de emissões.
Publicidade
Eletrificação dos veículos urbanos
De acordo com a JAC Motors, foram vendidas cerca de 600 unidades do ieEV120OT em 2021. Conforme a empresa, a expectativa é chegar ao mesmo volume de emplacamentos neste ano. A marca informa que, até julho deste ano, havia faturado 300 unidades. O caminhão feito na China pode rodar cerca de 200 km entre as recargas e tem preço sugerido de R$ 469.900.
Segundo o presidente da JAC Motors no Brasil, Sergio Habib, os leves e médios respondem por cerca de 12 mil unidades nas vendas totais anuais de caminhões no mercado brasileiro. Portanto, considerando este cenário, o executivo afirma que os resultados de vendas dos modelos elétricos é satisfatório.
De acordo com Habib, a meta da marca é oferecer uma ampla gama de veículos 100% elétricos focada em entregas urbanas. Bem como em operações intermunicipais de curta distância. Além disso, ele aposta no aumento da demanda por parte de empresas que buscam cumprir políticas ligadas a ações de ESG.
Apesar de a JAC Motors não confirmar, a expectativa é de que o novo modelo seja um médio. Portanto, a marca chinesa deverá disputar vendas no segmento de caminhões com PBT de 14 t. Ou seja, a novidade será rival direto do e-Delivery, da VWCO.
Atualizada em 1/9 às 16h57