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JAC E-JT 12,5 elétrico vem ao Brasil para disputar segmento de caminhões médios

Novo caminhão JAC E-JT 12,5, que tem tração 6x2, PBT de 12,5 t e carga útil de 8,6 t já esta à venda pelo preço sugerido de R$ 699.900

Andrea Ramos

25 de ago, 2022 · 7 minutos de leitura.

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JAC E-JT 12,5 100% elétrico
JAC E-JT 12,5 100% elétrico
Crédito:JAC Motors/Divulgação
JAC E-JT 12,5 100% elétrico

A JAC Motors já vende no Brasil o novo caminhão 100% elétrico E-JT 12,5. O modelo médio tem peso bruto total (PBT) de 12,5 toneladas. Além disso, a tração é 6x2*2. Ou seja, os dois últimos eixos têm rodado simples. Segundo a marca, eles servem como apoio, o que dispensa o uso de mais pneus e reduz o custo da operação. O preço sugerido é de R$ 699.900. As entregas começam em 2023.

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De acordo com a JAC, o E-JT 12,5 tem carga útil de 8,6 toneladas. Portanto, é direcionado a operações urbanas como o transporte de bebidas, carne e botijões de gás, por exemplo. O novo caminhão é o sexto veículo comercial 100% elétrico da empresa oferecido no Brasil. Conforme a marca chinesa, em relação a um modelo a diesel equivalente, a redução de custo por km rodado pode chegar a R$ 1,32.


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Motor elétrico gera 107 mkgf

JAC E-JT 12,5 100% elétrico
Novo caminhão elétrico é voltado a operações urbanas como o transporte de bebidas; Fotos: JAC Motors

No JAC E-JT 12,5, a potência do motor é equivalente a 235 cv e o torque é de 107 mkgf. Conforme a marca, as baterias têm capacidade de 107 kWh. Com isso, a autonomia do caminhão varia de 150 km a 250 km. Porém, isso depende do tipo de uso e da carga transportada. A marca informa que o novo modelo é entregue com dois pacotes de bateria.

De acordo com a marca, em carregadores convencionais, de 7 kWh, a recarga é feita em 13 horas. Por sua vez, em sistemas rápidos, de 100 kWh, o tempo necessário para repor a energia é de cerca de 55 minutos. Ou seja, pode ser feito, por exemplo, durante o intervalo para as refeições de motorista e ajudantes.


Não há câmbio. Porém, o modelo tem um dispositivo com acionamento automático que simula duas marchas. Como o trem de força, as baterias e os demais componentes do sistema de propulsão ficam sob o assoalho, é possível utilizar vários tipos de implemento. Ou até mesmo diminuir o comprimento do chassi, por exemplo.

Bem equipado de série

JAC E-JT 12,5 100% elétrico
Sistema multimídia com tela vertical de 12" é um dos destaques da cabine

O novo caminhão é bem equipado. De série, traz itens como air bag duplo, freios dianteiros com discos ventilados, de operação pneumática, e ABS. Além disso, há controles eletrônicos de tração e estabilidade. Bem como hill assist, que evita que o veículo volte em arrancadas em subidas, por exemplo. Da mesma forma, há freio de estacionamento eletrônico e banco do motorista com suspensão pneumática.


Outros destaques são o corte da tensão e o destravamento das portas em caso de colisão. No quesito conforto, há ar-condicionado digital, câmeras de 360°, sensor de obstáculos e câmera na traseira. Assim como luzes de LEDs de uso diurno, vidros e travas elétricos. Central multimídia com tela vertical de 12 polegadas, com pacote Google e espelhamento de celular, também são equipamentos de fábrica.

Silêncio a bordo e força

Andamos no novo JAC E-JT 12,5 por ruas e avenidas da zona sul de São Paulo. Portanto, o caminhão não passou dos 50 km/h. Assim como em outros veículos elétricos, chama a atenção o baixo nível de ruído a bordo. Em marcha lenta, aferimos apenas 46 decibéis. Com o modelo rodando a 36 km/h, na cabine o decibelímetro marcou 55 decibéis.

Outro atributo é a boa oferta de torque, disponível imediatamente. Como resultado, mesmo carregado, o caminhão responde prontamente aos comandos do acelerador. Nos pouco mais de 2 km do trajeto, com o caminhão com carga total, o comportamento agradou.


JAC tem boas expectativas para o trucado

Segundo o presidente da JAC Motors do Brasil, Sergio Habib, as perspectivas em relação às vendas do novo trucado são muito boas. De acordo com ele, o número de emplacamentos deve ser parecido com o do 1200T. Ou seja, em torno de 600 unidades por ano.

Conforme o executivo, o segmento de caminhões com PBT entre 10 t e 15 t gira em torno de 12 mil unidades por ano. Assim, é similar ao dos leves, com PBT entre 5 t e 10 t. "Quem compra esses caminhões são grandes embarcadores, preocupados com políticas de ESG", diz Habib. De acordo com ele, essas empresas costumam operar com dois tipos de caminhão. O leve é para transporte de mais volume e o médio, para carregar mais peso.

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