O Iveco eDaily, versão elétrica do furgão da marca italiana, entrou para o Guinness World Records. Ou seja, o "livro dos recordes". De acordo com a empresa, o modelo puxou três caminhões com peso total de 153,6 toneladas por 30 metros. Assim, estabeleceu o recorde mundial desse tipo de ação.
Além disso, o furgão da Iveco foi conduzido por Adam Bishop, considerado como o homem mais forte do Reino Unido. Aliás, o teste foi feito no aeroporto Blackbushe, em Surrey, na Inglaterra. Isso porque a pista tem superfície e inclinação que atendem os requisitos estabelecidos pelo Guiness.
LEIA MAIS
Volvo FM Electric está em testes entre Matão e o Porto de Santos
Mercedes-Benz Atego terá versão para substituir Axor 1933 4x2
Mercedes-Benz 1114, produzido até 1980, volta com visual futurista
Publicidade
Iveco eDaily reboca três caminhões
No total, o Iveco eDaily puxou três caminhões. Logo atrás do furgão estava um X-Way Strator, feito para atuar em uma operações extrapesadas. Conforme a marca, o caminhão estava com um implemento que levava uma escavadeira e pesava mais de 50 toneladas. Além disso, havia 7 t de lastro.
Em seguida, havia outro caminhão X-Way 8x4 carregado. Por fim, um caminhão de bombeiros que atua no aeroporto fechava a fila. Portanto, toda a composição pesava 153,58 t. O furgão e eDaily iniciou o percurso com vigor. E avançou lentamente até cruzar a linha de 30 metros, onde estavam representantes do Guinness para validar o recorde.
Segundo informações da Iveco, o objetivo era destacar a "alta potência" do eDaily. Para isso, o furgão traz um sistema que garante impulsos adicionais de força. Portanto, é ideal para situações extremas, que exijam grande capacidade de reboque. Veja o vídeo abaixo:
Vale lembrar que o Iveco eDaily é vendido na Europa com três opções de pacotes de baterias, com capacidade de 37 a 111 kWh. Além disso, o furgão tem motor elétrico que gera potência equivalente a 188 cv e torque de 40,8 mkgf. Já a autonomia chega a 400 km.
No Brasil, o furgão elétrico foi apresentado ao público durante a Fenatran, no fim do ano passado. Porém, as vendas ainda não começaram. Antes disso, a Iveco fez parcerias com clientes para testar o modelo em situações reais de uso. Até o momento, a empresa não informou quando passará a oferecer o eDelivery no mercado brasileiro.