Quem nunca escutou a máxima de que "a arte imita a vida". No cinema isso faz todo sentido. Afinal, grandes obras são inspiradas em cenas do cotidiano. Nesse sentido, o caminhoneiro tem ganhado fama através das telas. Afinal, muito mais do que retratar as pessoas, os filmes mostram diferentes culturas. Assim como comportamentos. Por isso, crescem as produções que retratam a vida do caminhoneiro e o seu dia-a-dia como pano de fundo.
LEIA MAIS
Andamos no Scania 560 G 8x4, novo caminhão off-road para mineração
Contran libera caminhão e carreta com maior comprimento
Caminhão Mack feito para sultão tem preço de Ferrari e Lamborghini
Contudo, quando se fala sobre o tema, destacam-se as produções norte-americanas. Contudo, desta vez o Estradão traz a lista dos filmes brasileiros que retratam a vida nas estradas, seja de forma cômica, dramática ou com ação. E, claro, com o caminhoneiro como o personagem principal. Aliás, alguns desses filmes também deram fama a modelos de caminhões que até hoje fazem parte do imaginário coletivo dos caminhoneiros brasileiros. Confira a lista!
Publicidade
Sai da frente (1952)
Produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, "Sai da Frente" é um filme de comédia. O longa-metragem marcou a estreia de Amácio Mazzaropi nos cinemas. Vale lembrar que, até então, o artista fazia sucesso no circo, rádio e televisão. Dessa forma, o filme retrata a história de Isidoro. Ou seja, um dono de um Chevrolet 1930, cujo apelido é "Anastácio". O modelo pertenceu realmente ao Mazzaropi. E chamava a atenção pelas rodas de madeira.
Seja como for, o filme se desenrola no decorrer de um dia. Isidoro é contratado para transportar alguns móveis para Santos. Descendo a serra pela Via Anchieta, até atingir o grande porto, Isidoro provoca inúmeras situações cômicas.
Jorge, Um Brasileiro (1988)
Baseado no romance homônimo de Oswaldo França Jr., o filme mostra o universo dos caminhoneiros que atravessam o País. Mas passando por diversas estradas, bem como florestas e rios para chegar aos destinos mais distantes. Jorge é interpretado por Carlos Alberto Riccelli. Depois de brigar com a sua antiga companheira Sandra (Glória Pires), ele sai para mais uma viagem. E por onde passa, se lembra dos fatos marcantes de sua vida. Assim como suas maiores alegrias e tristezas.
No filme, Riccelli viaja Brasil afora a bordo de um Volvo N10. O caminhão até hoje deixa saudades por causa da sua cabine avançada. E foi um dos maiores sucessos de vendas da Volvo entre as décadas de 1980 e início dos anos 1990.
À Beira do Caminho
Este filme conta a história do caminhoneiro João, interpretado por João Miguel, cuja vida não lhe foi doce, já que foi marcada por traumas. Porém, no meio do trajeto, ele descobre escondido em seu caminhão, o menino Duda (Vinicius Nascimento). Órfão de mãe, ele está à procura do pai. Durante a viagem, os dois criam uma bonita relação. O filme mostra as belas paisagens do sertão brasileiro, bem como destaca o Volvo VM.
Carga Máxima (2023)
Produção da Netflix, o filme de ação Carga Máxima não deixa nada a desejar em comparação com a famosa franquia, Velozes e Furiosos. Pelo menos nas cenas de ação. Porém, nelas, quem protagoniza são os caminhões. Assim, o longa se aproveita da união entre alta velocidade e crime como assalto para dar vida a Roger (personagem de Thiago Martins), um viciado em adrenalina.
Dessa forma, o filme narra a história do piloto de corridas de caminhão que entra para o crime. Precisamente para o roubo de cargas. Para quem gosta de caminhões, vai notar que o destaque são os Volkswagen Constellation. Mas, durante outras cenas, que foram gravadas no Rodoanel de São Paulo, modelos como Volvo FH e Mercedes-Benz Axor aparecem.
Carga Pesada (1979/1981 – 2003/2007)
Apesar de ser uma série televisiva exibida pela Rede Globo, é inegável que muitos motoristas de caminhões se viram retratados nos personagens Pedro (Antônio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia). Ou pelo menos, no estilo de vida estradeiro. Razão pela qual a série até hoje é muito comentada na cena do transporte.
Do mesmo modo, a série televisiva deu fama a alguns caminhões. Como o Dodge D700 e o Scania LK 141 V8 da primeira temporada. Assim como o clássico Volkswagen Titan 18-310 e o Constellation 19-320 da segunda temporada de Carga Pesada.