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Volvo FH 540 é o líder absoluto dos caminhões pesados; veja ranking

O Volvo FH está bem à frente do DAF XF, que está na segunda posição, e deve fechar 2023 como o caminhão mais vendido do Brasil

Andrea Ramos

24 de out, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Volvo FH 540 está longe de perder liderança entre os caminhões pesados
Volvo FH 540 está longe de perder liderança entre os caminhões pesados
Crédito:Volvo/Divulgação
Volvo FH 540 está longe de perder liderança entre os caminhões pesados

O segmento de caminhões pesados é o mais disputado no Brasil, com quase 50% de participação. Esses cavalos-mecânicos têm tecnologias de ponta, como sistema que evita a saída involuntária de faixa, assim como GPS para antecipar o momento ideal de troca de marcha, por exemplo. Com preços iniciais na faixa acima de R$ 800 mil, o líder absoluto de vendas é o Volvo FH 540.

Desde 2019, o caminhão pesado fabricado no Paraná se mantém no topo do ranking de emplacamentos. E vai repetir o feito em 2023. De janeiro a setembro, o Volvo FH 540 soma 4.959 emplacamentos. Em seguida vem o Volkswagen Delivery 11.180, com 3.275 vendas. Portanto, o líder está 1.684 unidades à frente do segundo colocado. Ou seja, a vitória está praticamente garantida.

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Depois, em terceiro lugar, está o também pesado DAF XF 530. Segundo dados da Fenabrave, que representa as concessionárias, o modelo soma 2.810 emplacamentos até setembro. Ou seja, o FH 540 tem 2.149 unidades de vantagem em relação ao caminhão da marca holandesa.

Volvo FH gera tendências

Assim, o Volvo FH tem boa fama por várias razões. Aliás, ele ficou conhecido por criar tendências no mercado brasileiro. Nesse sentido, em 2003 o modelo ganhou a transmissão I-Shift no País. Embora a Scania tenha sido a primeira a lançar uma caixa automatizada, foi a Volvo a responsável por convencer o transportador dos benefícios desse tipo de caixa.

Como resultado, quase 100% dos caminhões pesados vendidos no País atualmente têm transmissão automatizada. Além disso, a marca lançou o sistema I-See. Ou seja, um recurso que conecta a transmissão ao GPS do caminhão. Assim, permite antecipar o momento ideal da troca de marcha. Com isso, há redução do consumo e das emissões. Bem como aumento da durabilidade de componentes.


Do mesmo modo, em 2010 a Volvo lançou tecnologias inovadoras de segurança ativa. Esses recursos ainda são opcionais nos caminhões vendidos no Brasil. A exceção é o Mercedes-Benz Actros, que vem de série com recursos de condução semiautônoma, por exemplo.

Pós-venda elogiado

Dessa forma, a marca sueca foi responsável por estimular uma grande mudança no comportamento do setor de transporte de carga no Brasil. Além disso, os caminhões da Volvo são conhecidos por oferecer baixo nível de consumo. Além disso, o serviço de pós-vendas é elogiado por profissionais do mercado.

Volvo FH 540 está longe de perder liderança entre os caminhões pesados
Motor Euro 6 do Volvo FH é até 8% mais econômico que o Euro 5; Fotos: Volvo

Embora os motores tenham mudado para atender as novas normas de controle de emissões no Brasil, a Volvo manteve a potência e torque do FH. Porém, conseguiu reduzir o consumo de diesel em até 8% na comparação com os motores Euro 5.

Segundo a marca, isso é resultado de várias inovações. Nesse sentido, além de um novo turbo de geometria variável, as unidades injetoras foram atualizadas. Além disso, a Volvo implementou o sistema Wave, que permite que o motor trabalhe com alta pressão. Porém, com menor injeção de diesel.

Outro destaque é a maior oferta de itens de segurança de série. É o caso dos freios eletrônico EBS. Assim como assistente de partida em rampa, controle de tração e luz de freio de emergência. 


Confira as vendas dos caminhões pesados até setembro

Marca/ModeloSet.Acum.
1º Volvo FH 5407084.959
2º DAF XF 5303972.810
3º Volvo FH 4603052.610
4º DAF XF 4802892.398
5º Scania R 4603831.849
6º Scania R 4501761.461
7º Mercedes-Benz Atego 27301201.313
8º Mercedes-Benz Actros 26511171.300
9º Mercedes-Benz Actros 25481951.092
10º Scania R 5402011.043
Fonte: Fenabrave
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