Mercado

DAF já vendeu 3 mil caminhões com motor Euro 6 no Brasil

Desde o inicio de janeiro de 2023, a DAF só vende caminhões com motores Euro 6 no Brasil, enquanto outras marcas ofereceram modelos Euro 5 até o fim de março

Andrea Ramos

29 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

DAF Caminhões vendeu quase 3 mil veículos Euro 6 desde janeiro
DAF Caminhões vendeu quase 3 mil veículos Euro 6 desde janeiro
Crédito:DAF Caminhões/Divulgação
DAF Caminhões vendeu quase 3 mil veículos Euro 6 desde janeiro

A DAF Caminhões não tinha estoques de caminhões com motor Euro 5 no Brasil na virada de 2022 para 2023. Assim, a marca holandesa foi na contramão das rivais. Isso porque os modelos com tecnologia antiga puderam ser vendidos até o fim de março. Ou seja, a DAF foi a única a oferecer só veículos em dia com o Proconve P8. E, desde o início do ano, soma cerca de 3 mil vendas no País.

Vale lembrar, que esses caminhões receberam alterações para atender a nova fase do programa de controle de emissões. Como resultado, os preços foram reajustados em até 30%. Conforme o gerente de engenharia de vendas e planejamento de produto da DAF, Alekson Felício, a decisão foi acertada.

LEIA MAIS


Publicidade

Volvo FM Electric está em testes entre Matão e o Porto de Santos
Mercedes-Benz Atego terá versão para substituir Axor 1933 4x2
Scania R 450 6x2 Plus é mais barato que o Super; veja como ele anda

Seja como for, os caminhões DAF lançados no Brasil em 2020 já atendiam as regras do Euro 6. Porém, como a legislação permitia a venda de modelos Euro 5, a marca "desatualizou" o trem de força. Para isso, retirou o sistema de pós-tratamento, por exemplo. O objetivo era manter os preços competitivos.

DAF 'reatualiza' caminhões

Portanto, agora a DAF precisou apenas "reatualizar" seus caminhões. Assim, o impacto nos preços não foi muito grande. Como resultado, de janeiro a maio as 57 lojas da marca venderam 2.926 caminhões novos, de acordo com dados da Fenabrave. Dessa forma, a marca ficou em sexto lugar no ranking de vendas no mercado brasileiro.


Ou seja, a DAF ficou atrás de VWCO, Mercedes-Benz, Volvo, Iveco e Scania, nessa ordem. Portanto, os números ainda são baixos. Seja como for, a partir de abril todas as marcas passaram a vender apenas modelos com motores Euro 6.

Vale lembrar que a prática de manter estoques na virada de uma tecnologia para outra é muito comum. Assim, além de a fabricante faturar mais, o comprador também leva vantagem. Afinal, com o aumento de preço dos novos produtos, o transportador corre para comprar modelos com preços menores.

Deixe sua opinião