Lançamentos

Caminhão VW Constellation ganha transmissão ZF Traxon

Transmissão ZF Traxon, chamada pela VWCO de V-Tronic, passa a equipar também os caminhões semi-pesados e pesados da linha Constellation nas versões 24.330, 30.330, 19.360 e 25.360

Redação

30 de nov, 2020 · 6 minutos de leitura.

" >
Crédito:VWCO/Divulgação
Modelos Constellation da VWCO ganham caixa ZF Traxon

A transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas acaba de chegar à linha de caminhões da Volkswagen. A caixa passa a ser oferecida na linha de semi-pesados Constellation 24.330 e 30.330 e de pesados 19.360 e 25.360. Na VWCO o novo câmbio é chamado de V-Tronic.

A Traxon é uma das mais modernas transmissões do mercado. E, de acordo com informações da ZF, vai elevar o nível de conforto e reduzir o custo operacional dos caminhões. A caixa que passa a vir na linha Constellation é a mesma que está no recém-lançado Meteor.

Você também vai gostar de


?Oferecemos um produto com alta tecnologia, descomplicada e amigável. Isso permite ao motorista focar apenas na condução do veículo", diz o vice-presidente de engenharia da VW Caminhões e Ônibus, Rodrigo Chaves. "Com a nova automação do trem de força, estamos maximizando a segurança, eficiência e disponibilidade dessa nova geração de produtos.?

Soluções da caixa V-Tronic Traxon

A introdução da caixa ZF Traxon traz melhorias para ampliar a eficiência e o tempo entre as paradas para manutenção preventiva. Chaves lembra que a nova transmissão proporciona trocas de marcha mais rápidas. Além disso, melhora a condução em situações variadas. Isso inclui trafegar em trechos com topografia acidentada.

O acionamento das marchas é feito por meio de alavanca no console central. A haste fica no mesmo lugar onde ficada a da caixa antecessora, também fornecida pela ZF.

A nova transmissão é até 35% mais silenciosa que a convencional. Isso, segundo informações da fabricante, contribui com o bem-estar do motorista.

ZF Traxon é rápida e silenciosa

A caixa garante menor tempo de interrupção na transmissão do torque - a capacidade de entrada é de até 2.400 Nm. Na prática a ZF Traxon é rápida, faz trocas de forma rápida, suave e silenciosa. Foi possível constatar essas virtudes durante a avaliação do novo caminhão VW Meteor.

Na versão de topo da linha, a transmissão Traxon atua em conjunto com o Predictive Shifting. O sistema utiliza o mapa do navegador GPS e a geolocalização. Com isso, pode ?reconhecer? a via onde o veículo está e antecipar o traçado à frente em até 2 km.

Outra vantagem é que a construção do componente é baseado na engenharia modular. Isso facilita as intervenções, o que reduz o tempo que o caminhão terá de ficar parado para manutenção.

Recursos eletrônicos inteligentes

A V-Tronic Traxon traz várias funções voltadas à redução do consumo de combustível. É o caso do Eco-roll, solução que deixa a transmissão na posição "neutro" com o veículo em movimento. Isso é feito sem interferência do motorista. O sistema é completamente seguro e engata a marcha ideal quando necessário - tudo de forma automática.

Há também sensor de inclinação. Esse dispositivo permite engatar a marcha mais adequada conforme  a topografia. Sempre visando o menor gasto possível de diesel.

Continua depois do anúncio

O modo "manobra", por sua vez, tem como função controlar a velocidade ao não permitir a troca de marcha. Dessa forma, as saídas são sempre suaves e sem trancos.

Há até kick down. Esse recurso, comum em câmbios de automóveis, sobretudo esportivos, reduz a marcha engatada automaticamente quando o motorista pisa fundo no acelerador. O objetivo é oferecer mais potência e torque em ultrapassagens e retomadas de aceleração, por exemplo.

Menos risco de o caminhão voltar ao arrancar em rampas

Outra função voltada à segurança é o easystart. Trata-se de um assistente eletrônico de partida em rampas. O recurso é muito útil quando o caminhão está arrancando em uma via íngreme, como em saídas de semáforo, por exemplo.

O sistema mantém o veículo parado por cerca de três segundos. Isso evita que o caminhão volte antes de começar a tracionar.

Os novos sistemas garantem mais versatilidade à linha Constellation, de acordo com informações da fabricante. E permitem atender de forma mais eficiente vários tipos de operações, como tanque, baú e carga seca, entre outras.