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Caminhões Scania e MAN vão compartilhar chassi, motor e até cabine

Com o compartilhamento de projetos entre Scania e MAN, o Grupo Traton vai ganhar eficiência produtiva e reduzir os custos de produção

Redação

29 de mar, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Scania e MAN vão compartilhar mais componentes, além do motor
Scania e MAN vão compartilhar mais componentes, além do motor
Crédito:Foto: Tratron/Christian Levin
Scania e MAN vão compartilhar mais componentes, além do motor

As fabricantes Scania e MAN, que pertencem ao Grupo Traton, anunciaram uma nova parceria para compartilhar componentes. As montadoras passarão a dividir motores, chassis e cabines. Assim, planejam reduzir custos e aumentar a eficiência da produção.

Para os executivos do Grupo Traton, a iniciativa deve trazer ainda mais benefícios. Afinal, Scania e MAN buscam sinergias entre suas unidades de negócios para, assim, tornarem-se mais competitivas no mercado global. Com a nova parceria, as marcas pretendem aumentar a eficiência em todas as etapas da cadeia produtiva. Ou seja, desde o desenvolvimento de novos produtos até a fabricação, comercialização e mesmo no pós-vendas.

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Scania e MAN serão o mesmo caminhão o futuro

Os caminhões da Scania e da MAN já oferecem as tecnologias mais avançadas disponíveis no Grupo. Justamente por isso, para a Traton, associar ambas as marcas vai ajudar no desenvolvimento de novos componentes de acordo com as demandas do mercado. Bem como vai compartilhar conhecimento entre as engenharias das duas fábricas.

Scania e MAN vão compartilhar mais componentes, além do motor
Foto: Tratron/Christian Levin

Seja como for, com a nova dinâmica, os caminhões pesados da MAN serão equipados com o motor DC de 13 litros da Scania. Ou seja, o mesmo da Plataforma Super à venda no Brasil no padrão Euro 6. Do mesmo modo, os brutos alemães passam a equipar a caixa Opticruise da marca sueca. Assim como os eixos, suspensões e cabine.


Alias, com relação à cabine, a Traton não descarta a possibilidade de desenvolver uma opção com base nas tecnologias das cabines Scania R e MAN TGX.

Ainda sobre os motores de 13 litros, vale lembrar que o International, da Navistar, já roda com ele. No mercado norte-americano, é denominado S13. Já nos caminhões Volkswagen, a nova estrutura Traton Modular System chega em 2028.

Além disso, para a Traton, o compartilhamento de peças resultará em uma maior padronização e simplificação dos processos produtivos. Uma vez que todos os caminhões (por ora, apenas os pesados) terão os mesmos componentes.


Nesse sentido, a oferta de serviço na rede de concessionária deve mudar. Ou seja, as concessionárias estarão aptas para atendimento, bem como para pós-venda de clientes de ambas as marcas. Contudo, por ora, os executivos não detalharam como isso vai ocorrer.

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