Mercado

Volvo do Brasil vendeu mais de 100 chassis de ônibus rodoviários Euro 6

Volvo Ônibus traz uma série de novidades para a linha de chassis rodoviários, e vê um mercado tão aquecido como foi em 2022

Andrea Ramos, de Curitiba, Paraná

28 de mar, 2023 · 8 minutos de leitura.

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Volvo lança linha de ônibus rodoviários
Volvo lança linha de ônibus rodoviários
Crédito:Volvo/André Marques
Volvo lança linha de ônibus rodoviários

A Volvo iniciou nesta semana as vendas da linha de chassis de ônibus rodoviários já dentro das normas de emissões do Proconve P8, equivalente brasileiro do Euro 6. Os modelos B380R, B420R, B460R e B510R chegam com motores nas potências de 380 cv, 420 cv, 460 cv e 510 cv. Seja como for, no lançamento para clientes, a marca emplacou 147 unidades. Todas com previsão de entrega a partir do segundo semestre.

A família de chassis rodoviários tem versões 4x2, 6x2 e 8x2 para todos os modelos. Na 4x2, por exemplo, a capacidade de carga é de 19,5 toneladas. Já na 6x2, sobe para 24,75 toneladas e na 8x2, a capacidade alcança 29,25 toneladas.

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Novidades no motor

Volvo lança linha de ônibus rodoviários
Nova linha de ônibus da Volvo já soma 147 unidades vendidas (Volvo/André Marques)

Tecnicamente, além das potências maiores, os veículos chegam com motores D13K, de 13 litros e seis cilindros em linha. Segundo a Volvo, além de emitirem menos poluentes, os novos motores Euro 6 estão até 9% mais econômicos. Além disso, chama a atenção o funcionamento silencioso, graças aos novos comandos de válvulas mais leves. O turbocompressor e os pistões também são novos. Ademais, a biela foi aumentada para reduzir o atrito interno.

Novos chassis chegam com novo motor Euro 6 de 13 litros (Volvo/André Marques)

Para atender ao P8, o D13k conta com sistema SCR com filtros DPF, que limpa particulado e catalisador DOC. Nesse sentido, para auxiliar o cliente na hora da manutenção, a rede está preparada para limpar os filtros DPF. Assim, a cada 500 mil quilômetros o cliente pode levar o ônibus à rede, que faz a limpeza e reutiliza o sistema.

Para grandes frotas, a Volvo recomenda o uso do forno próprio que faz a limpeza do DPF em altas temperaturas. Dessa forma, reduz o custo de manutenção. Esse forno aquecido a mais de 200 graus retira todo o carbono dos filtros. Por isso, a reutilização é possível.

I-Shit mais rápida

Os chassis são equipados com o mesmo motor do caminhão FH. E combinados a caixa I-Shift de 12 marchas. O componente de 7ª geração faz as trocas até 30% mais rápido que antes. Além disso, a caixa conta com overdrive opcional para rotas longas e planas. Com o recurso, é possível reduzir a rotação em até 200 rpm nesses casos, mas com o torque alto, a partir de 800 rpm. Assim, o novo câmbio ajuda a reduzir o consumo de diesel.


Aliás, por causa das evoluções no conjunto mecânico, a troca de óleo foi ampliada para 100 mil km. Do mesmo modo, a embreagem tem vida útil superior a 1 milhão de quilômetros. O presidente da Volvo Ônibus na América Latina, André Marques, diz que a marca trouxe inovação para a plataforma. "Por isso posso dizer que esses chassis estão equiparados aos nossos caminhões", compara o executivo da montadora sueca.

A bordo, condutor encontra recursos e conforto do caminhão FH (Andrea Ramos/Estadão)

Recursos técnicos

Ademais, os ônibus contam com freio motor VEB de 510 cv de poder de frenagem. Mas, a depender da rota, o cliente pode optar pelo retarder. Juntos, ambos os recursos somam 1.100 cv de poder de frenagem. Os veículos contam ainda com duas opções de relação de eixos, de 2,64:1 e 2,85:1. Os freios a disco trabalham em conjuntos com EBS e ASR. E o ESP passa a ser de série na gama, o que aumenta o nível de segurança dos novos ônibus.


A bordo

Para o motorista, a Volvo trouxe a mesma experiência que é estar a bordo do FH. Ou seja, o volante multifuncional com conexão Bluetooth permite ao motorista ouvir música ou falar ao celular sem tirar as mãos do volante. Além disso, o painel digital tem novo layout mais moderno como ocorre nos caminhões da marca.

Mercado

Segundo o diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil, Paulo Arabian, o mercado de ônibus rodoviários da Volvo cresceu 79% em 2022. Com isso, a marca emplacou 658 unidades. Por essa razão, a expectativa para este ano também é positivas. Isso porque, segundo o executivo, houve o represamento dos anos de 2020 e 2022 por causa da legislação de emissões.

Segundo Arabian, as altas nos preços das passagens aéreas também levam o consumidor a andar mais de ônibus. E com a volta do turismo, os segmento de ônibus rodoviários irão se beneficiar ao longo deste ano. Colabora para isso as vendas de passagens por meio de aplicativos, tipo de operação que parece já estar madura no País.


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