O International Supertruck II é a mais recente novidade da Navistar, Com isso, a marca do Grupo Traton, provou que é possível melhorar ainda mais a eficiência de caminhões. Conforme a empresa, o consumo é bem baixo. Assim, equivale ao de uma picape média a diesel, como a Toyota Hilux.
O projeto integra o programa Supertruck, do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE). Assim, visa reduzir as emissões de poluentes no setor de transporte de carga. Por isso, há várias outras empresas envolvidas.
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Seja como for, a fabricante desenvolveu um novo trem de força híbrido. Porém, o sistema foi instalado na na plataforma do International LT. Ou seja, um caminhão de série. No mesmo sentido, o protótipo tem peças feitas de materiais mais leves. Como isso, o objetivo é a redução da tara do caminhão.
Conforme o engenheiro-chefe do projeto International SuperTruck, Dean Oppermann, a Navistar pretende continuar avançando no desenvolvimento de veículos com motor a combustão mais eficientes e sustentáveis. "Vamos trabalhar nisso até que haja paridade com veículos de emissão zero”, Afirma.
International Supertruck foi lançado em 2017
O primeiro protótipo do caminhão International Supertruck foi lançado em 2017. Agora, a Navistar apresenta novas soluções no caminhão pesado, da Classe 8. Entre os destaques está o sistema hibrido de propulsão. Conforme a empresa, a parte de alta tensão do trem de força foi desenvolvido pela Bosch.
Isso inclui até painéis solares de 6,7 kW para gerar energia. Além disso, o motor elétrico atua em conjunto com outro a combustão da linha regular da Navistar. Ademais, há melhorias em áreas-chaves, como combustão e fricção. Assim como no fluxo de ar no motor.
De acordo com a International, houve melhorias no cabeçote com comando duplo. Assim como o sistema de injeção de combustível. Como resultado, a redução do consumo chega a 2% na comparação com o International SuperTruck I.
Caminhão tem PBTC de 36 toneladas
Do mesmo modo, a marca promoveu evolução no sistema de pós-tratamento de gases. Nesse sentido, há novos ajustes no sistema SCR. Como resultado, houve redução das emissões de NOx e do tempo de ativação de partida a frio.
Segundo a Navistar, no total a melhoria da eficiência em relação ao caminhão anterior chega a 170%. Ou seja, o consumo de diesel é de 6,8 km/l. Ou seja, 3,3 l a menos que na primeira geração. Vale lembrar que se trata de um caminhão com 36 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (BBTC). Porém, o consumo é equivalente ao de uma picape média Toyota Hilux.
Aerodinâmica
Além disso, há recursos como controle de cruzeiro preditivo. Ou seja, o sistema “enxerga” a via adiante. Dessa forma, o caminhão trafega em velocidade, rotação de motor e marcha adequadas à situação. Como resultado, isso também melhora a eficiência energética. Portanto, reduz o consumo.
No mesmo sentido contribui o desenho. Assim, as linhas arredondadas, presentes no modelo da Navistar, contribui para melhorar a aerodinâmica. Esse tipo de solução foi adotada também no implemento. Para isso, há, por exemplo, apêndices que cobrem boa parte das rodas, o que diminui a turbulência. Assim como melhora o fluxo de passagem do ar.