Você está lendo...
Actros Estrela Delas é Mercedes-Benz feito para mulheres
Notícias

Actros Estrela Delas é Mercedes-Benz feito para mulheres

Denominado Actros Estrela Delas, caminhão poderá ganhar banheiro e camarim. Ele foi desenvolvido com base nas necessidades das mulheres motoristas

Andrea Ramos

27 de jun, 2022 · 10 minutos de leitura.

Actros Estrela Delas
Actros Estrela Delas
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Actros Estrela Delas

O Mercedes-Benz Actros Estrela Delas é um caminhão criado para as motoristas. Bem como para atender bem as companheiras dos caminhoneiros. Assim, o modelo terá itens considerados essenciais pelas mulheres. Nesse sentido, o cavalo mecânico deverá ter até banheiro e camarim.

Segundo a Mercedes-Benz, esse Actros é resultado de estudos ligados ao movimento A Voz Delas. Ou seja, da iniciativa criada em 2019 para entender as necessidades das mulheres que atuam no transporte rodoviário. Sejam elas motoristas ou cristais.

Leia também: Mercedes-Benz apresenta caminhão elétrico eActros para médias distâncias


O termo cristais foi criado pelos caminhoneiros para se referirem às companheiras que dividem com eles o dia a dia da boleia. Seja como for, o movimento visa criar soluções para melhorar a vida dessas mulheres. Sobretudo nas estradas brasileiras.

Iniciativas do Voz Delas

Segundo Ebru Semizer, executiva de marketing da Mercedes-Benz, essa iniciativa já mudou a rotina de muitas mulheres. De acordo com ela, a primeira grande ação ocorreu em 2020. Ou seja, quando a marca bancou a reforma do banheiro de um posto de uma parada de caminhoneiras, em Goiás.

Actros Estrela Delas
Caminhão da marca alemã tem soluções focadas no público feminino; Fotos: Mercedes-Benz

Conforme Semizer, o local não contava com nenhuma estrutura para o público feminino. Porém, após as reformas e a instalação de chuveiros, o movimento do posto aumentou cerca de 10%. O banheiro masculino também foi reformado.

Entretanto, o a Voz Delas não visa apenas soluções pontuais. Nesse sentido, busca propor um olhar mais atento às mulheres. Ou seja, que todos os envolvidos no setor de transporte, como donos de paradas de caminhão, embarcadores e transportadores, participem das ações.

Actros Estrela Delas

?Elas desempenham o mesmo papel que os homens quando estão em um caminhão. Prova disso é que cada vez mais os transportadores contratam motoristas mulheres. Portanto, as empresas devem criar um ambiente adequado para elas?, diz a executiva.


Actros Estrela Delas
Actros feito para elas mantém todos os recursos de conforto e segurança das versões convencionais

Assim, surgiu também um caminhão com itens que fossem adequados aos anseios das mulheres. Ou seja, o Actros Estrela Delas. Inclusive, foram as mulheres sugeriram que esse fosse o nome do produto. Aliás, para se destacar na paisagem o cavalo mecânico foi adesivado de cor-de-rosa.

O tom remete à pele de bebês recém-nascidos. Ou seja, faz alusão ao fato de o caminhão ser um modelo novo. Bem como aborda o lado maternal. Seja como for, todo o time de desenvolvimento foi composto por elas. Isso inclui designs, engenheiras e profissionais da linha de montagem.


Caminhão poderá ter banheiro

No mesmo sentido, o revestimento dos bancos também é de tecido rosa claro. Bem como na área de descanso há duas almofadas e manta do mesmo tom.

Segundo a Mercedes-Benz, o Actros Estrela Delas poderá ter bancos de couro. Porém, não há detalhes sobre o tom do revestimento. detalhes. Seja como for, todos os acabamentos da cabine são iguais aos da versão Styline, de topo de linha do modelo.

Actros Estrela Delas
Actros Estrela Delas é baseado na versão Styline trucada, de topo da gama do modelo no Brasil

Entre as várias sugestões das motoristas e cristais, uma das mais recorrentes é que o caminhão trouxesse banheiro. Aliás, o pedido está ligado à maior dificuldade encontrada pelas motoristas nas estradas. Assim, a Mercedes-Benz informa que estuda uma maneira de atender essa demanda.

Estrutura adequada

Segundo Semizer, muitas mulheres relatam descaso até na estrutura dos embarcadores. Ou seja, o problema vai além dos pontos de parada nas rodovias.

?Várias empresas não permitem a entrada das esposas de motoristas em suas instalações. Isso tem a ver com questões ligadas à segurança", afirma a especialista. "Porém, há casos em que o caminhão fica muito tempo para ser carregado. Nesse caso, como ficam as acompanhantes dos motoristas??


Porém, a solução pode ser relativamente simples. Ela sugere que as empresas criem espaços adequados para receber as motoristas e as mulheres dos caminhoneiros. Afinal, muitas viajam com filhos pequenos.

Motoristas vaidosas

Segundo a Mercedes-Benz, as motoristas também pediram um detalhe especial na área de descanso. Ou seja, a instalação de espelho e nichos para guardar maquiagem e outros itens do tipo. Dessa forma, a ideia é poder cuidar da aparência.

Além disso, o caminhão deve ter local específico para guardar uma bicicleta. Dessa forma, as motoristas poderão se deslocar com mais facilidade enquanto esperam pelo carregamento do caminhão. Isso porque as transportadoras e os terminais de logística ficam, em geral, distantes de centros comerciais.


Cabine tem até almofadas
Almofadas e área específica para retocar a maquiagem estão entre os pedidos feitos por elas

Actros completo

Contudo, o Actros Estrela Delas ainda não está totalmente pronto. Segundo a Mercedes-Benz, o serviço será feito pelo centro de adaptações da Mercedes-Benz. Primeiramente é preciso avaliar se dá para instalar os itens sugeridos.

Seja como for, em termos de força e equipamentos de segurança o modelo tem tudo o que as motoristas profissionais precisam. O caminhão que servirá de protótipo tem motor de 510 cv de potência e tração 6x4. Além disso, conta com itens tecnológicos como o MirrorCam. Ou seja, as câmeras no lugar dos espelhos retrovisores.


Porém, a ideia é oferecer os equipamentos sugeridos por elas em toda a linha Actros. Dessa forma, o cliente poderá escolher o modelo mais adequado, considerando as opções de motores, tração e os pacotes de equipamentos. Bem como os itens específicos indicados pelas motoristas.

Actros Estrela Delas deve estar na Fenatran

Seja como for, a Mercedes-Benz não revelou quando o primeiro Actros Estrela Delas ficará pronto. Porém, a aposta é que o protótipo seja um dos destaques da marca na Fenatran 2022, em novembro. Depois disso, o modelo deverá rodar o Brasil.

Nesse sentido, o caminhão servirá de palco para palestras e outras ações direcionadas às mulheres. Ou seja, como parte do Voz Delas. Seja como for, Semizer diz que o Actros Estrela Delas deverá ser um grande sucesso de vendas.


De acordo com ela, muitos empresários aderiram ao movimento. "Eles querem participar e ajudar a melhorar o setor para elas. A cada dia, mais empresas contratam mulheres. E esse Actros é fruto da voz dessas mulheres?.

Deixe sua opinião