Lançamentos

Mercedes-Benz apresenta caminhão elétrico eActros para médias distâncias

O caminhão elétrico começa a ser feito em série em 2024, mas a Mercedes-Benz deve iniciar os testes do e-Actros nas rodovias europeias ainda em 2022

Redação

08 de jun, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz apresenta o elétrico eActros para médias distâncias
Mercedes-Benz apresenta o elétrico eActros para médias distâncias
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz apresenta o elétrico eActros para médias distâncias

Em 2021, a Mercedes-Benz lançou o eActros na Europa. O caminhão 100% elétrico chegou para atender o setor de distribuição. Ou seja, tanto urbano quanto interurbano. Agora, a marca avança no desenvolvimento do eActros LongHaul (longa distância). Ou seja, para as operações rodoviárias.

Segundo a fabricante, o caminhão tem peso bruto total PBT de 40 toneladas e autonomia para rodar cerca de 500 quilômetros. Assim, na Europa faz todo sentido. Afinal, as viagens são mais curtas do que no Brasil.

LEIA TAMBÉM: Veja os 10 países que mais produzem caminhões no mundo


Publicidade

Seja como for, os primeiros protótipos estão fase de testes na fábrica. De acordo com a Mercedes-Benz, as avaliações nas estradas da Europa começam ainda em 2022. Portanto, 2024 é quando a produção em série do eActros LongHaul deve começar.

eActros LongHaul ajudará a ampliar número de pontos de recarga

Mercedes-Benz apresenta o elétrico eActros para médias distâncias
Novo caminhão tem autonomia para rodar cerca de 500 km entre as recargas; Foto: Mercedes-Benz

Conforme a Mercedes-Benz, será preciso ampliar a oferta de pontos de recarga de alto desempenho. Ou seja, a chamada recarga megawatt por meio do projeto “High-Performance Charging in Long-Haul Truck Transport".


Em português, isso significa recarga de alto desempenho no transporte rodoviário de longa distância. Portanto, o objetivo é construir e operar uma grande infraestrutura de recarga na Europa. Assim, o foco é o transporte de longo percurso por meio de caminhões elétricos a bateria.

Inicialmente, serão construídos duas estações na Alemanha. Com isso, será possível testar os caminhões em operações reais. O projeto tem a participação da Daimler Trucks. Bem como da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA).

Parcerias em prol da eletrificação

Paralelamente, a Daimler Trucks, o Grupo Traton e o Grupo Volvo firmaram uma grande parceria. Assim, querem desenvolver uma rede de recarga pública em conjunto. Com isso, pretendem atender caminhões e ônibus rodoviários elétricos.


A rede vai ser utilizada por operadores de frota na Europa. Portanto, poderá recarregar veículos de qualquer marca. Inclusive das que não fazem parte da parceria.

A Mercedes-Benz também atua em conjunto com a Siemens para instalar pontos de recarga na garagem de seus clientes. Fazem parte do sistema a ENGIE e o Grupo EVBox.

Meta é neutralizar emissões

Segundo a Daimler Trucks, até 2039 todos os seus caminhões e ônibus novos serão elétricos. Para isso, a empresa foca primeiramente nos países da Europa, América do Norte e Japão.


Nesse sentido, até 2050 a empresa quer ampliar a gama de elétricos. Nesse sentido, uma das principais apostas é a célula a hidrogênio. Essa solução visa promover o transporte de carga de longa distância livre de emissões de poluentes.

Deixe sua opinião