A nova geração de caminhões da linha F da Volvo foi lançada hoje (27) na Europa. De acordo com informações da área de engenharia da marca, o desenvolvimento da gama teve como foco o motorista. Isso porque faltam profissionais na Europa. Atualmente, 20% das vagas disponíveis para não são preenchidas. O que levou a Volvo a focar no motorista ao desenvolver a nova geração de veículos, e ajudar o transportador a recrutar os melhores profissionais.
A nova gama é composta pelos caminhões FH, FH16, FM e FMX. Entre os destaques, a linha traz painel totalmente renovado. O sistema de interface de informações está mais intuitivo e permite monitorar todas as funções do caminhão, segundo a fabricante.
Os instrumentos são totalmente digitais e reunidos em uma tela de 12 polegadas. Isso facilita a visualização. As funções podem ser controladas por meio de botões no volante, por meio de controle de voz ou toques na tela. Uma segunda tela de 9" reúne informações do navegador GPS, monitoramento por meio de câmeras e sistema de entretenimento.
Publicidade
A cabine da nova linha de caminhões Volvo recebeu melhorias na ergonomia. Foram aprimorados aspectos como os itens voltados ao conforto e o isolamento térmico e acústico. Uma unidade climatizadora com filtro de partículas garante a boa qualidade do ar a bordo.
O visual da linha de caminhões Volvo também foi atualizado. A grade e os faróis foram redesenhados. O conjunto óptico, aliás, em forma de "V" está está alinhando com os vincos que avançam em direção às portas. As luzes de seta também foram reposicionadas. O novo painel frontal traz a logomarca da Volvo em tamanho maior.
Volvo FM e FMX
Os novos FM e FMX ganharam cabine totalmente nova. A visibilidade a bordo foi aprimorada, graças às janelas maiores. Também contribui com isso a porta mais baixa e os novos espelhos externos. Com essas alterações, a identidade visual ficou parecida com a do "irmão" FH.
Há novidades também em relação à segurança, uma das marcas registradas da Volvo. A nova linha de caminhões incorpora soluções inéditas, que reduzem o risco de acidentes.
Entre as novidades estão o ajuste automático do farol alto. O sistema altera o facho de luz, sem necessidade de interferência do motorista, ao perceber a aproximação de veículos no sentido contrário e à frente. Na prática, o dispositivo desativa alguns dos segmentos de LEDs. Isso evita o ofuscamento da visão dos demais motoristas.
O controlador de velocidade adaptativo também foi aprimorado para baixas velocidades. Em descidas, por exemplo, o sistema pode acionar automaticamente os freios para manter a velocidade constante.
Reconhecimento de placas
A nova geração Volvo também tem um sistema que "lê" a sinalização rodoviária. O recurso reconhece sinais de placas como ultrapassagem proibida e velocidade máxima permitida, por exemplo. Esses avisos são exibidos no painel de instrumentos. Trata-se do mesmo tipo de recurso que já equipa automóveis da marca, como os SUVs XC60 e XC90.
Um novo sistema de câmeras elimina os pontos cegos. O recurso permite ver o que acontece nas laterais do caminhão. Essas áreas não são cobertas pelos espelhos retrovisores convencionais. As imagens captadas são projetadas na tela secundária do painel de instrumentos.
Motores a diesel e a gás
A nova linha de caminhões da Volvo oferece opções de motores a diesel, que continua sendo o mais vendido, e a gás. O novo turbodiesel foi batizado pela Volvo de D13TC. Dependendo do mercado, os Volvo FH e FM podem ter motor movido a GNL.
Segundo informações da empresa, a eficiência e o desempenho são iguais aos dos motores a diesel. Mas os motores a gás garantem menores níveis de emissões de poluentes. Esses propulsores podem funcionar também com biogás, o que neutraliza a geração de CO2. Com o uso do gás natural, a redução gira em torno de 20%.
A nova geração dos caminhões Volvo FH, FM e FMX será lançada em vários países da Europa ao longo de 2020. A marca não revelou quando a nova linha será oferecida no Brasil. A expectativa é que os modelos sejam apresentados durante a próxima edição da Fenatran, em 2021.