A AiLO Logistics, transportadora baseada na Califórnia, nos Estado Unidos, anunciou a encomenda de 100 caminhões a hidrogênio Tre FCEV, da Nikola. A fabricante americana confirmou o pedido no fim de maio. Os veículos serão entregues a partir de 2025.
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De acordo com a transportadora, a aquisição dos caminhões FCEV (sigla de Veículo Elétrico a Célula de Combustível, em inglês) atende às crescentes demandas da indústria portuária na Califórnia, além de promover os serviços logísticos sustentáveis da empresa. As principais áreas de atuação da AiLO são os portos de Los Angeles e Long Beach.
A AiLO é uma empresa recentemente renomeada, criada a partir da união com outras corporações. Uma delas era a MDB Transportation, que já havia encomendado 50 caminhões Tre FCEV, da Nikola, no começo de maio deste ano.
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“Ter um cliente proeminente e voltado para a missão na AiLO, não apenas comprando caminhões para 2024, mas dobrando seu pedido para 2025, é uma honra para nossa organização e uma prova de seu desejo de fazer a diferença”, diz Ryan Clayton, chefe global de vendas da Nikola Corporation.
O grande pedido da AiLO é um importante impulso para os negócios da Nikola. A empresa enfrenta atualmente baixa procura por caminhões elétricos nos EUA. Além disso, seus produtos apresentaram problemas de segurança, incluindo risco de incêndio. Por último, investidores processaram a fabricante por fraude em 2023, e Trevor Milton, fundador da companhia, foi condenado a quatro anos de prisão.
Caminhão da Nikola é um Iveco S-Way com motor elétrico
Embora tenham sistemas exclusivos de propulsão, os caminhões da Nikola possuem "caras" bem conhecidas nas estradas brasileiras. Os veículos são baseados no Iveco S-Way.
A companhia tem licença para utilizar a plataforma da linha S-Way, além de componentes fabricados pela marca italiana. Em contrapartida, a Iveco tem acesso à primeira geração dos eixos elétricos projetados pela Nikola.
A empresa americana oferece dois modelos de caminhões pesados, ambos da Classe 8 (de 14,969 kg a 36,287 kg de peso total com reboque). O primeiro modelo é o Tre BEV, com motor elétrico alimentado por bateria (BEV na sigla em inglês), lançado em 2021.
O Tre BEV tem 9 baterias individuais, que combinadas oferecem capacidade de 738 kWh e, segundo a empresa, garantem 528 km de autonomia. De acordo com a fabricante, o conjunto pode repor 80% da energia em cerca de 90 minutos, em estações de recarga do tipo CCS1. O motor elétrico, montado no eixo traseiro, entrega 654 cv potência.
Tre FCEV produz a própria energia
A outra opção de caminhão da Nikola é o Tre FCEV, que funciona convertendo hidrogênio em eletricidade para alimentar um motor elétrico de 543 cv. Conforme dados da marca, o modelo transporta 70 kg do gás armazenado em tanques de alta pressão. Essa quantidade de hidrogênio proporciona uma autonomia de 880 km. O abastecimento é feito em postos especiais em aproximadamente 20 minutos.
Os FCEVs se valem da chamada “célula de combustível” para obter energia. São dispositivos que combinam hidrogênio com oxigênio do ar em um processo eletroquímico que gera eletricidade, água e calor. É semelhante ao funcionamento de uma bateria, mas em vez de armazenar energia química, a célula de combustível a gera continuamente.
Um veículo elétrico FCEV dispensa o uso de grandes baterias, embora eles ainda precisem de acumulares de energia de apoio menores. O Nikola Tren FCEV, por exemplo, leva duas baterias com capacidade conjunta de 164 kW.