Mercado

Nikola sofre com baixa procura por caminhões elétricos no EUA

Segundo a Nikola, alta dos preços e falta de infraestrutura de recarga são responsáveis pela queda no número de entregas de seus caminhões elétricos

Tião Oliveira

26 de fev, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Nikola
Nikola Tre deve ter entre 250 e 300 unidades entregues em 2023
Crédito:Andrea Ramos/Estadão

A Nikola, fabricante norte-americana de caminhões elétricos, está enfrentando sérios problemas. De acordo com a empresa, a baixa demanda é o maior deles. Além disso, a companhia prevê que isso não deve mudar em um futuro próximo. Assim, o quarto trimestre de 2022 foram entregues pouco mais de 15% dos caminhões Nikola Tre produzidos. Como resultado, o valor das ações da companhia caíram 9% na quinta-feira (23).

Leia Mais

Com isso, as reservas da empresa derreteram e já há previsões de que fiquem no vermelho ao longo de 2023. Seja como for, a Nikola, que tem sede em Phoenix, no Arizona, pretende lançar um caminhão pesado a célula a hidrogênio ainda neste ano. Isso pode agravar ainda mais as finanças da companhia. Afinal, a novidade é ainda mais cara que os caminhões elétricos a baterias.

Nikola
Nikola Tre tem autonomia de até 530 entre as recargas, informa a marca; Foto: Kim Brady

Além disso, não há nenhum país do mundo com boa infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio. Segundo os executivos da Nikola, o baixo número de postos de recarga também é responsável pelas vendas pífias do caminhão elétrico Tre. "Não acreditamos que esses desafios vão diminuir tão cedo", disse Kim Brady, chefe de finanças de Nikola, à agência de notícias Reuters.

Publicidade

Nikola Tre tem menor autonomia que Tesla Semi

Assim como todas as fabricantes menores de veículos elétricos, a Nikola enfrenta altos custos de produção. Bem como problemas na oferta de componentes. Isso é ainda mais complicado em um momento em que a demanda estagnou. Assim como o mundo inteiro enfrenta inflação.

Nikola
Tesla não revela autonomia do Semi, mas estimativa é de até 800 km; Foto: Tesla

A Tesla, por exemplo, só conseguiu aumentar sua participação de mercado após recentes cortes nos preços de seus veículos. Segundo Brady, para preservar o caixa a Nikola optou por reduzir a oferta de caminhões elétricos Tre. De acordo com a fabricante, o modelo tem autonomia de até 530 km. No caso do Semi, nome do rival da Tesla, a autonomia estimada é de cerca de 800 km.

Aliás, a Tesla acaba de entregar os primeiros caminhões elétricos Semi para a PepsiCo. Por outro lado, a Nikola informa que no quarto trimestre de 2022 produziu 133 caminhões. Porém, foram entregues só 20 para a rede de concessionárias. Seja como for, a companhia espera entregar de 250 a 350 caminhões elétricos Tre em 2023. No ano passado, a empresa entregou 131.

Veja como é por dentro o Mercedes-Benz Actros Estrela Delas com banheiro, fogão e duas camas

Deixe sua opinião