A Manos Implementos, fabricante de Santa Catarina dedicada ao segmento florestal, desenvolveu o Megatrem. Implemento direcionado ao transporte de madeira bruta. Portanto, para operar no segmento off-road. O modelo chama a atenção por suas impressionantes capacidades. Nesse sentido, foi dimensionado para transportar 80 t de carga em cada semirreboque. Assim, totaliza uma carga líquida de 240 t.
VEJA TAMBÉM
Facchini lança semirreboque graneleiro quarto eixo de inox no Brasil
Novo Mercedes-Benz Actros tem visual de caminhão elétrico
Volkswagen e Iveco de 9 t: os caminhões mais fortes entre os leves
Para isso, o Megatrem é formado por três semirreboques e dois dollys, ambos com 3 eixos. Na soma o conjunto utiliza 60 pneus. Isso sem contar o do cavalo-mecânico. "O implemento foi desenvolvido para operar com elevadas capacidades de carga. E com baixo custo de manutenção em relação a modelos equivalentes", diz o diretor comercial da Manos Implementos, Gustavo Cesca.
Publicidade
Vantagens em relação ao hexatrem
O modelo foi desenvolvido em parceria com a Kennedy Trailers. A empresa australiana é dedicada a composições de carretas de grandes proporções há mais de 30 anos. Dessa forma, conforme Cesca, essa parceria permitiu reunir a tecnologia de ambas as empresas para criar um veículo exclusivo.
Nesse sentido, o veículo foi criado para ser mais competitivo frente o hexatrem que tem capacidade equivalente. Porém, o Hexatrem tem um chassi a mais, além de três eixos adicionais. Assim como doze pneus, um kit de freio e três quinta-rodas.
O Megatrem conta com um sistema de quinta-roda com quadro direcional (rala). O que ajudou na eliminação de atrito entre pino-rei e mesa de apoio. Ou seja, reduzindo a necessidade de lubrificação e de ajuste de folga. Isso representa facilidade e economia com manutenção.
Um produto como o Megatrem traz em si a inovação. "Um projeto dessa envergadura quebra paradigmas e apresenta dúvidas sobre sua viabilidade técnica e econômica, além de pôr à prova nossa capacidade de desenvolvimento e fabricação", diz o executivo que completa: "tivemos em nosso Ciclo de Atendimento a ferramenta central para chegarmos à solução viável".
"Operar o Megatrem ajuda a minimizar riscos de acidentes. Do mesmo modo, reduz a emissão de gás carbônico por causa da redução de combustível. Tornando a operação de transporte de toras mais sustentável", explica o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Manos Implementos, Thiago Patrício. Seja como for, a empresa já deu início às vendas do Megatrem. Mas não revela quem são os compradores, tampouco o preço do implemento.