Além dos novos Actros e Sprinter, a Mercedes-Benz levará para a Fenatran 2019 (de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo) o Atego 2730 6x4 dotado de tecnologia autônoma para avaliação dos motoristas. O caminhão estará à disposição em ambiente externo da feira dedicado a test-drive, o Fenatran Experience.
O veículo, a exemplo de Axor 3131 8x4, é resultado de uma parceria da fabricante com a empresa de tecnologia Grunner para serviços exclusivos na colheita da cana-de-açúcar. Apoiada por sistema de georreferenciamento, a direção autônoma permite que o caminhão trafegue pelas linhas da plantação com extrema precisão, preservando os brotos remanescentes para a safra posterior.
A Mercedes-Benz já contabiliza 22 caminhões Axor equipados com a tecnologia em operação no Brasil, especialmente nas usinas do interior de São Paulo, nas quais trabalha lado a lado com as colheitadeiras da cana antes do transbordo que segue para o processamento.
Publicidade
A solução tem se apresentada como mais eficiente que o uso do trator, pois torna mais ágil o processo, entrega mais produtividade e menor consumo de combustível. “Depois de vários estudos, chegamos à conclusão de que o caminhão é a melhor solução para acompanhar a colhedora na colheita”, reforça em nota Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Agora com a oferta do Atego dotado de solução autônoma, a empresa acredita proporcionar ao setor sucroalcooleiro mais uma opção que reúne resistência, baixo custo operacional e conforto para o motorista, que cumpre a função de monitorar o caminhão e assumir seu comando após o carregamento.
Para aplicação na colheita como autônomo, o caminhão ganha adaptações, como a inclusão de uma bitola mais larga, pneus agrícolas de alta flutuação e antenas para captar sinal de satélite. Na lavoura trafega com uma velocidade média em torno de 6 km/h. Com capacidade para até 14 toneladas de carga líquida, o Atego 2730 6x4 com direção autônoma traz motor Mercedes-Benz de 286 cv a 2.200 rpm e torque de 1.120 Nm (114,1 kgfm) de 1.200 e 1.600 rpm. A transmissão, também da marca, é automatizada de 12 marchas desenvolvida especialmente para aplicações fora de estrada.