Redação

25.04.2019 | 17:33 Atualizado: 02.05.2019 | 16:13

Axor 3131 8×4 autônomo permite dobrar colheita de cana

Solução também garante menores custos operacionais em comparação aos tratores

Mercedes-Benz-Axor-3131-8x4-autônomo Crédito: Foto: Mercedes-Benz

Pouco menos de um ano após anunciar a oferta de tecnologia autônoma para o setor sucroalcooleiro, a Mercedes-Benz já tem bons resultados para apresentar provenientes da operação da usina Agro Cana Caiana, de Lençóis Paulista (SP), onde um Axor 3131 8×4 foi introduzido no trabalho de colheita. Na safra 2017/2018, a produtividade média da empresa saltou de 69 toneladas por hectare para 117 toneladas, quase o dobro do que rendia nas colheitas anteriores.

O aumento da produtividade se deve ao um kit baseado em sistema de geolocalização, piloto automático e atuadores eletrônicos no sistema hidráulico da direção. A tecnologia permite que o caminhão trafegue pelas linhas da plantação de maneira autônoma, com precisão de 1,5 a 2,5 centímetros, evitando que os pneus do veículo destruam os brotos da cana, que darão origem à safra posterior.

Resultado de uma parceria entre a Mercedes-Benz e a Grunner, empresa de tecnologia do campo, o Axor autônomo também entrega uma das maiores capacidades de carga líquida, chegando a 20 toneladas de cana picada a cada transbordo. Depois, de acordo com a fabricante, o uso da direção autônoma garante 50% de redução no consumo de combustível, 40% no de lubrificantes e 30% a menos nos custos de reparo e manutenção se comparado às operações com tratores e reboque. Há ainda vantagens com possiblidade de aumentar a velocidade da operação, preservando a segurança, mesmo durante à noite.

“Unimos o conhecimento agrícola da Grunner e a expertise da Mercedes-Benz em caminhões fora de estrada para desenvolver um produto de avançada tecnologia, excelente desempenho e produtividade no transbordo de cana picada”, conta em nota Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz. “Como resultado, a solução da Grunner é aplicada com exclusividade nos caminhões da nossa marca, que atenderam plenamente às demandas do nosso parceiro.”

Além da tecnologia fornecida pela Grunner, o caminhão também ganha adequação para a aplicação, como um quarto eixo adicional, uma bitola mais larga, pneus agrícolas flutuantes e antena para o sinal do GPS. O caminhão opera lado a lado com a colheitadeira, também de condução autônoma, que despeja a cana picada na carroceria do caminhão. Ao final do carregamento, o motorista assume a direção para o transbordo em veículos maiores.

Além do Axor, a tecnologia da Grunner também pode ser aplicada no Atego 2730, como uma opção menor para a operação. O Axor 3131 8×4 autônomo será uma das atrações da Mercedes-Benz na Agrishow 2019, uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, de 29 a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Notícias relacionadas