Notícias

Axor 3131 8x4 autônomo permite dobrar colheita de cana

Solução também garante menores custos operacionais em comparação aos tratores

Redação

25 de abr, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz-Axor-3131-8x4-autônomo
Crédito:Foto: Mercedes-Benz

Pouco menos de um ano após anunciar a oferta de tecnologia autônoma para o setor sucroalcooleiro, a Mercedes-Benz já tem bons resultados para apresentar provenientes da operação da usina Agro Cana Caiana, de Lençóis Paulista (SP), onde um Axor 3131 8x4 foi introduzido no trabalho de colheita. Na safra 2017/2018, a produtividade média da empresa saltou de 69 toneladas por hectare para 117 toneladas, quase o dobro do que rendia nas colheitas anteriores.

O aumento da produtividade se deve ao um kit baseado em sistema de geolocalização, piloto automático e atuadores eletrônicos no sistema hidráulico da direção. A tecnologia permite que o caminhão trafegue pelas linhas da plantação de maneira autônoma, com precisão de 1,5 a 2,5 centímetros, evitando que os pneus do veículo destruam os brotos da cana, que darão origem à safra posterior.

Resultado de uma parceria entre a Mercedes-Benz e a Grunner, empresa de tecnologia do campo, o Axor autônomo também entrega uma das maiores capacidades de carga líquida, chegando a 20 toneladas de cana picada a cada transbordo. Depois, de acordo com a fabricante, o uso da direção autônoma garante 50% de redução no consumo de combustível, 40% no de lubrificantes e 30% a menos nos custos de reparo e manutenção se comparado às operações com tratores e reboque. Há ainda vantagens com possiblidade de aumentar a velocidade da operação, preservando a segurança, mesmo durante à noite.


Publicidade

“Unimos o conhecimento agrícola da Grunner e a expertise da Mercedes-Benz em caminhões fora de estrada para desenvolver um produto de avançada tecnologia, excelente desempenho e produtividade no transbordo de cana picada”, conta em nota Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz. “Como resultado, a solução da Grunner é aplicada com exclusividade nos caminhões da nossa marca, que atenderam plenamente às demandas do nosso parceiro.”

Além da tecnologia fornecida pela Grunner, o caminhão também ganha adequação para a aplicação, como um quarto eixo adicional, uma bitola mais larga, pneus agrícolas flutuantes e antena para o sinal do GPS. O caminhão opera lado a lado com a colheitadeira, também de condução autônoma, que despeja a cana picada na carroceria do caminhão. Ao final do carregamento, o motorista assume a direção para o transbordo em veículos maiores.

Além do Axor, a tecnologia da Grunner também pode ser aplicada no Atego 2730, como uma opção menor para a operação. O Axor 3131 8x4 autônomo será uma das atrações da Mercedes-Benz na Agrishow 2019, uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, de 29 a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).


Deixe sua opinião