Em ônibus as vendas no bimestre caíram 26,4%. Ou seja, nos dois primeiros meses do ano o setor emplacou 3.269 unidades ante as 4.441 em igual período no ano passado. Todavia, assim como ocorreu em caminhões, neste ano, fevereiro foi melhor do que janeiro em 11,45%.
Em outras palavras, no mês passado, segundo a Fenabrave, os fabricantes venderam 1.723 ônibus. Enquanto que em janeiro foram emplacados 1.546 veículos de passageiros.
VEJA TAMBÉM
Volvo projeta venda de ônibus 20% maior em 2024 com renovação de frota
Volvo B320 é ônibus versátil com mecânica do caminhão VM
Ford E-Transit vem ao Brasil pelo dobro do preço da versão a diesel
Publicidade
Mas ao comparar fevereiro deste ano com o mesmo mês no ano passado, 2023 foi melhor. Ou seja, naquele período a indústria vendeu 2.288 ônibus. Como resultado, no mês passado, as vendas retraíram 24,7% no período.
Segundo a Fenabrave, o setor vem sendo impulsionado por licitações governamentais. Esse segmento deve apresentar bom resultado este ano, ainda que os índices comparativos a fevereiro do ano passado e do bimestre apontem queda inicial.
A grande diferença percentual, em relação aos primeiros dois meses de 2023, se deve à base baixa de comparação. “O segmento de ônibus deve ser impulsionado, entre outras razões, pelo Programa Caminho da Escola, que teve uma grande licitação publicada em 2023, com parte das entregas previstas para este ano”, diz Andreta Jr.
Nesse sentido, por meio do Programa Caminho da Escola, a indústria vendeu 13 mil ônibus. Mas as entregas vão ocorrer entre este ano e 2025.
Confira o ranking das marcas de ônibus no Brasil em janeiro
- Mercedes-Benz: 2.050 (62,71%)
- Volksbus: 480 (14,68%)
- Marcopolo: 463 (14,16%)
- Iveco: 130 (3,98%)
- Volvo: 60 (1,84%)
- Scania: 59 (1,80%)
- Induscar: 8 (0,24%)
- Agrale: 7 (0,21%)
- BYD: 1 (0,03%)
- Hyger: 1 (0,03%)
Fonte: Fenabrave
Siga o Estradão no Instagram!