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Ford E-Transit vem ao Brasil pelo dobro do preço da versão a diesel

Linha Ford E-Transit começa a ser vendida no Brasil nas versões chassi-cabine e furgão, que já teve 300 unidades encomendadas

Andrea Ramos

27 de fev, 2024 · 8 minutos de leitura.

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Ford E-Transit chega ao Brasil a partir de R$ 542 mil
Linha E-Transit
Crédito:Ford/Divulgação
Ford E-Transit chega ao Brasil a partir de R$ 542 mil

A Ford E-Transit, versão elétrica do utilitário da marca, já está à venda no Brasil. Inicialmente, vão ser oferecidas as versões chassi-cabine e furgão. Segundo a marca, antes mesmo da estreia o furgão teve 300 unidades encomendadas. Porém, a fabricante não revelou o nome do comprador.

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Vale lembrar que a Ford apresentou a E-Transit na edição de 2022 da Fenatran. Desde então, a marca iniciou testes com dez transportadoras e embarcadores. De acordo com a fabricante, 11 furgões elétricos percorreram rotas regulares no Brasil, Argentina e Chile. Com resultado, rodaram cerca de 60 mil km.


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Conforme a marca, as versões furgão e chassi-cabine com peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas têm preço sugerido de R$ 542 mil. Além disso, haverá a chassi-cabine com PBT de 4,2 t, por R$ 562 mil. Para comparação, a Ford Transit chassi-cabine com motor diesel e PBT de 3,5 t é tabelada a R$ 271,4 mil. Ou seja, a opção elétrica sai pelo dobro do preço da convencional.

Ford E-Transit chega ao Brasil a partir de R$ 542 mil
Ford/Divulgação
Ford E-Transit é importada da Europa, e Transit diesel vem do Uruguai onde é montada; fotos: Ford

Ford E-Transit tem 317 km de autonomia

Conforme a marca, a linha E-Transit também será oferecida por meio de assinatura. Assim, trata-se de uma opção mais em conta, que não exige investimento inicial alto. Entretanto, a fabricante não revelou os valores das mensalidades dos contratos. Tampouco informou quais serão as opções de prazos.


Independentemente da versão, a Ford E-Transit tem motor elétrico de 198 kW, equivalentes a 269 cv. O torque é sempre de 43,8 mkgf, disponíveis de forma imediata. A tração é no eixo traseiro e, de acordo com dados da fabricante, autonomia entre as recargas chega a 317 km.

Isso é resultado da utilização de uma pacote de baterias de íons de lítio de 68 kWh. Assim, a recarga pode ser feita tanto em sistemas de corrente alternada, de até 11,5 kWh quanta de corrente contínua, de até 115 kWh. Portanto, no primeiro caso a recarga é feita em 8 horas e no sistema rápido, em 35 minutos.

Ford E-Transit chega ao Brasil a partir de R$ 542 mil
Ford/Divulgação
Ford E-Transit chassi conta com opções de PBT de 3,5 t e 4,2 t; fotos: Ford

Furgão tem quatro versões

Conforme a marca, o furgão está disponível em quatro versões. Ou seja, L2H2, com 9,5 m³ de volume de carga, L2H3, com 10,7 m³, L3H3, com 12,4 m³, e L4H3, com 15 m³. Além disso, como o PBT é de 3,5 t, o modelo pode ser guiado por motoristas com habilitação de categoria "B". A capacidade de carga varia de 800 kg a 1 tonelada.

Da mesma forma, a configuração chassi também tem PBT de 3,5 t. Porém, sua capacidade de carga é de 1.300 kg. Para comparação, a Transit com motor a diesel e PBT de 3,5 t leva até 1.401 kg de carga útil. Na versão com PBT de 4,2 t, a Ford E-Transit chassi pode levar 2.100 kg de carga útil.

Entre os destaques, a nova Ford E-Transit tem várias soluções eletrônicas de auxílio ao motorista. Por exemplo, há sistema de frenagem autônoma, controles eletrônicos de tração e estabilidade e câmera de 360°. No mesmo sentido, há três opções de modos de condução: Normal, Econômico e Escorregadio.


Transit, E-Transit e picapes no mercado

Inicialmente, a Ford E-Transit será oferecida com garantia de três anos, ou 100 mil km. Além disso, no caso das baterias a garantia é de oito ou 160 mil. De acordo com a marca, o modelo elétrico tem custo operacional cerca de 40% menor que o equivalente com motor a combustão.

Sobre as 300 unidades vendidas da E-Transit furgão, a Ford revela que a entregas começam a ocorrer a partir de março. A previsão de entregar todas as unidades ao longo de 2024. Seja como for, essa venda representa 10% do volume de veículos comerciais vendidos pela marca no ano passado. Obviamente, contabilizando modelos com motor térmico.

“Nosso volume de vendas de veículos comerciais no Brasil cresceu 60% nos últimos 24 meses. E somamos mais de 5.200 unidades em 2023, incluindo as picapes para uso no trabalho. Ou seja, as versões XL e XLS da Ranger”, diz o diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul, Guillermo Lastra.


Além disso, a marca projeta que o mercado nesse segmento vai crescer cerca de 6%. Por sua vez, a Ford projeta aumentar suas vendas em 10%. Assim, o plano da marca é continuar crescendo. E incorporando novidades no portfólio de produtos e serviços.

Ford E-Transit chega ao Brasil a partir de R$ 542 mil
Ford/Divulgação
Modelo E-Transit traz opções de carregadores conforme o perfil de operação do cliente; fotos: Ford

Ford E-Transit vem da Turquia

Vale lembrar que a marca tem 100 concessionárias no Brasil. Além disso, por meio do programa Ford Pro Convertor conta com 30 transformadores certificados, que já desenvolveram mais de 80 projetos de modificação de veículos. Como ambulância, veículos de segurança e de transporte executivo e escolar.


A E-Transit chega ao Brasil importada da Turquia, onde é produzida pela Ford Otosan. Contudo, o modelo também é fabricado nos Estados Unidos. Porém, a marca informa que a versão europeia tem mais similaridade com as necessidades do mercado brasileiro. Seja como for, a linha Transit com motor térmico continua sendo montada no Uruguai e vendida no País.

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