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Ford leva Transit com versões automática, chassi e elétrica à Fenatran

Lançada há pouco mais de um ano no Brasil, nova geração da Ford Transit ganhar mais versões e passa a ser oferecida também para locação

Andrea Ramos

07 de nov, 2022 · 8 minutos de leitura.

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A Ford lança, na Fenatran 2022, novas opções da linha Transit. Os destaques são o câmbio automático, para a van e o furgão, e a versão chassi. Além disso, a empresa mostra ao público, pela primeira vez no Brasil, a E-Transit 100% elétrica. Bem como anuncia a oferta de um serviço de locação para o modelo e a linha de picapes Ranger.

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Linha Transit marca o retorno da Ford à Fenatran; Fotos: Andrea Ramos/Estadão

Segundo a Ford, toda a linha Transit com motor a diesel, além da Ranger, está disponível para locação. De acordo com a marca, há planos de 12 a 36 meses. Outra atração é a taxa zero para os financiamentos fechados durante a Fenatran, que vai até sexta-feira, 11. Porém, a entrada é de 60% do valor do veículo.


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Caixa automática de 10 marchas tem, segundo a Ford, sistema inteligente de trocas; Foto: Ford

Foco no consumo de diesel

Conforme a Ford, a transmissão automática da Transit tem sistema adaptativo de mudança em tempo real. Assim, a caixa seleciona a marcha mais adequada conforme a condição de direção. Como resultado, isso melhora o desempenho e reduz o consumo de combustível, de acordo com a fabricante.


Em todas as versões, a Transit também tem sistema start&stop. Ou seja, a tecnologia que desliga e religa automaticamente o motor em paradas, como as em semáforos. De acordo com a Ford, trata-se de seu primeiro modelo do segmento à venda no Brasil com esse sistema.

Transit chassi

Versão chassi representa 40% das vendas totais desse tipo de veículo, segundo a marca; Foto: Ford

Além disso, a Ford aposta no segmento de chassi. De acordo com a marca, esse tipo de modelo responde por 40% das vendas de comerciais leves no Brasil. Assim, a empresa lança no País duas configurações desse modelo. A de entrada tem peso bruto total (PBT) de  3.500 kg. Portanto, pode ser guiada por motoristas com carteira de habilitação de categoria B. A outra tem PBT de 4.700 kg.


Conforme a marca, a Transit chassi pode receber vários tipos de implemento. Entre os exemplos estão guincho-plataforma, ambulância, carga seca e até de transporte de animais. Conforme a empresa, isso é resultado da boa capacidade de carga, que vai de 1.400 kg a 2.600 kg. Além disso, essas opções também podem ter o sistema de conectividade da marca.

Outros destaques são os controles eletrônico de estabilidade e tração. Bem como controle adaptativo de carga, sistemas anticapotamento e de estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa. Da mesma forma, há direção com assistência elétrica e volante multifuncional. Ar-condicionado e multimídia com tela de 8 polegadas e conexão com Android Auto e Apple CarPlay também estão disponíveis.

Versão 100% elétrica

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Versão 100% elétrica da Ford Transit é feita na Turquia e chega em 2023; Foto: Ford

Diferentemente das versões com motor a combustão, a Ford E-Transit é feita na Turquia. Conforme a marca, a demanda por veículos elétricos de transporte de carga ainda é baixo no Brasil. Portanto, por ora não há planos de produção desse tipo de modelo na região. Seja como for, a Ford não pretende vender a E-Transit em sua rede de concessionárias.

Outro destaque da Ford na Fenatran é a E-Transit. A marca acaba de confirmar a venda da versão furgão do modelo 100% elétrico no Brasil. Porém, ainda não há informações sobre preços. Segundo a marca, inicialmente o modelo está sendo testado por clientes. O objetivo é avaliar o comportamento em operações reais.

Programa de testes

De acordo com a marca, o modelo vai ser oferecido por meio de um programa focado em grandes frotistas. Assim, vai ser possível, inclusive, avaliar padrões de recarga de eletricidade. Seja como for, a empresa informa que o modelo tem baterias de íons de lítio de 68 kWh. Assim, a autonomia pode chegar a 317 km, dependendo do tipo de uso. De acordo com a Ford, são empresas que atuam no e-commerce


Assim como é praxe em veículos elétricos, a E-Transit tem sistema de regeneração de energia. Ou seja, em desacelerações, frenagens e aclives, o movimento das rodas atua como em um dínamo. Portanto, toda vez que o motorista tira o pé do acelerador e o modelo continua rodando, o dispositivo produz eletricidade que será enviada às baterias.

Além disso, a recarga completa pode ser feita em cerca de 35 minutos. Porém, esse tempo é em pontos de carregamento rápido, de 115 kWh. Em tomadas convencionais, de até 11 kW, repor de 20% a 80% das baterias requer cerca de 8 horas. As baterias ficam sob o assoalho. Assim, contribuem com a estabilidade e não reduzem a capacidade volumétrica da van.

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