Os caminhões com altas potências sempre mexeram com o imaginário coletivo de quem está no ramo. Nesse sentido, nos últimos anos, o mercado tem buscado veículos com potências maiores. À exemplo disso, no Brasil os caminhões que lideram as vendas passam de 500 cv.
O Volvo FH 540 é líder de emplacamentos no País há mais de 11 anos. Do mesmo modo, a mais jovem fabricante DAF conquistou clientes com o seu caminhão XF e o motor Paccar de 530 cv. Ainda vale mencionar, que no último mês, o Scania R 540 Plus também é destaque e está entre os cinco caminhões mais vendidos.
Seja como for, esses podem ser os tratores mais populares oferecidos no mercado brasileiro. Mas Volvo e Scania ainda têm suas relíquias, os modelos FH16 750 e S 770, respectivamente. Ambos estão no catálogo das marcas, mas com poucos emplacamentos.
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No caso do Volvo FH16 por ser uma versão 8x4, o modelo fica limitado a algumas operações. Nesse sentido, a combinação motor e tração vai bem nas operações especiais, como cargas indivisíveis.
O modelo de 770 cv da Scania, o mais potente à venda no País, pode ser adquirido em diferentes versões de tração. Todavia, o preço ainda não é convidativo. Ou seja, parte de R$ 1,5 milhão, segundo a Fipe.
Os caminhões com altas potências no mundo
A chegada da nova geração de caminhões Volvo Aero, levantou novamente o tema altas potências nos caminhões. Afinal, a marca apresentou o FH16 Aero, agora com 780 cv. Porém, apesar de ter mantido a nomenclatura FH16 por questões comerciais, o modelo conta com motor seis-cilindros em linha de 17,3 litros.
Ainda sobre os propulsores, os de seis-cilindros em linha são o preferido da indústria. A cilindrada varia entre 11 litros, passando por 13 litros aos modelos topo de 16 e 17 litros. Mas a Scania faz a diferença com o seu motor de oito-cilindros em V, o famoso V8 que agrada muito os fãs da marca.
Nesse sentido, vale lembrar que quando se trata de caminhões potentes em todo o mundo, o Volvo FH16 Aero perde para o Shacman X6000. O caminhão com motor de 16,6 litros de 800 cv. Há informações de que o veículo esteja sendo homologado para desenvolver 840 cv. Porém, com o mesmo motor.
Seja como for, com exceção do caminhão chinês, os motores mais fortes do mundo para veículos de carga são fabricados e vendidos na Europa. E alguns deles estão no Brasil.
Confira os caminhões mais potentes à venda no Brasil e na Europa
Volvo FH16 Aero
O atual rei do da alta potência é o Volvo FH16 Aero. Seu motor produz 780 cv de potência e 388 mkgf de torque com seu motor de 17,3 litros.
Todavia, no Brasil assim como na Europa, a Volvo ainda oferece o FH16, com motor de 16 litros. O caminhão desenvolve 750 cv e 362 mkgf de torque. Todavia, por aqui, o caminhão está disponível apenas na configuração 8x4.
Scania S770
O oito-cilindros da Scania tem 16,4 litros de cilindrada disponíveis. Assim, produz potência de 770 cv e 377,5 mkgf de torque entre 1.000 e 1.450 rpm. O modelo está disponível no Brasil desde o ano passado com a chegada do Proconve P8 (Euro 6).
Mercedes-Benz Actros 1863
Brasileiros fãs da marca da estrela torcem para que o modelo um dia seja vendido no País. Afinal o caminhão, com motor de seis-cilindros em linha, conta com 625 cv de cilindrada de 15,6 litros. Com torque máximo de 306 mkgf disponível a apenas 1.100 rpm.
MAN TGX 18.640
O caminhão da marca de Munique, Alemanha, desenvolve potência 640 cv com seu motor de seis cilindros em linha de 15,25 litros. O que lhe confere um torque de 306 mkgf disponíveis a partir de 930 rpm a 1.400 rotações.
Os tradicionais motores de 13 litros
Iveco S-Way 570
Na Europa, a Iveco apresentou a nova geração do S-Way. O modelo conta com motor de 570 cv extraídos do motor de 12,9 litros. Nesse caso, o caminhão conta com torque de 255 mkgf disponíveis entre 1.000 e 1.605 rotações.
Scania 560R Super
O DC13 da Scania faz parte da linha de motores Super de última geração. Portanto, com a caminhada rumo a eletrificação dos veículos, possivelmente este pode ser o último espécime 100% diesel da Scania. Seja como for, além dos 560 cv, o maior de 13 litros do País, conta com torque de 285,52 de 900 a 1.400 rpm.
Volvo FH 540
O motor D13K Euro 6, de 13 litros da Volvo também é um seis-cilindros. Com potência de 540 cv e torque de 265 mkgf entre 1.000 e 1.460 rpm. O modelo é o caminhão mais vendido do Brasil há 11 anos.
Iveco S-Way 540
A potência de 540 cv do Iveco de 12,9 litros está disponível no Brasil desde o ano passado, com a Euro 6. Dessa forma, o modelo com motor Cursor da FPT conta com torque de 260 mkgf.
Scania R 540
O DC 13, de seis-cilindros em linha da Scania, está à venda no Brasil apenas. Por ser uma versão mais barata frente ao Plus. Assim, ele desenvolve potência de 540 cv a 1.900 rpm. E o torque de 275,5 mkgf entre 1.000 e 1.300 rpm.
No Brasil e na Europa
DAF XG+/XF 530
O caminhão da grife holandesa, na Europa é oferecido com potência de 530 cv nas cabines XG+ e XF. Porém, no Brasil, enquanto a cabine mais ampla não chega, o motor é oferecido na cabine XF. Por aqui, esse caminhão DAF XF 530 é o segundo pesado mais vendido no mercado. Assim, conta com motor de 12,9 litros Paccar, com torque de 275 mkgf a partir de 900 rpm.
VW Meteor 530
O representante da Volkswagen Caminhões ganhou mais força com a chegada da Euro 6. Assim, conta com motor MAN D26, de 12,4 litros. O seis-cilindros gera 530 cv de potência e 265 mkgf de torque a partir das 930 rpm. E está disponível apenas no Brasil e alguns países da América Latina. Todavia, compartilha o mesmo trem de força do MAN TGX.
Renault T 520
Os franceses também estão na lista dos caminhões mais fortes, com o Renault T 520. O caminhão, à venda apenas na Europa, conta com motor de 12,8 litros de 520 cv de potência. E torque de 260 mkgf entre 1.100 e 1.430 rpm.