Mercado

Scania: próximos veículos elétricos terão maior autonomia

Scania começa a desenvolver baterias com maior alcance para seus caminhões e ônibus, e vai lançar novos modelos eletrificados em 2024

Redação

08 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Scania já trabalha no aumento de autonomia de seus elétricos
Scania
Crédito:Scania/Divulgação
Scania já trabalha no aumento de autonomia de seus elétricos

A Scania vai expandir a autonomia de seus caminhões e ônibus elétricos. Segundo a marca sueca, atualmente as baterias garantem de 250 ou 320 kWh de capacidade. O chamado Citywide BEV.

No entanto, nos próximos anos a marca espera aumentar significativamente a sua oferta. Do mesmo modo, ampliando a autonomia dos veículos. Assim, a fabricante revelou uma nova plataforma para ônibus elétricos pode trazer alternativas com até 500 km de autonomia rodando em condições normais.

VEJA TAMBÉM
Volkswagen Meteor 29.530 ganha força entre os pesados
Novo Volvo FH Aero é até 5% mais econômico; veja o vídeo
Mercedes-Benz renova caminhões Atego, Actros e Arocs


Publicidade

Ônibus elétrico da Scania terá 500 km de autonomia

Assim, a Scania divulgou recentemente todos os detalhes de sua nova plataforma para ônibus elétricos. Especificamente, os modelos devem começar a ser desenvolvidos com capacidade aproximada das baterias entre 416 e 520 kWh. O que resultará em autonomias superiores a 400 km. Dessa forma, representando um salto significativo em relação às versões que rodam atualmente nas grandes capitais. Ou seja, não ultrapassam, em sua maior parte, os 250 km.

Seja como for, a Scania assinou um acordo de desenvolvimento de baterias com a Northvolt. Ambas as empresas afirmam que essas baterias são umas das mais sustentáveis ​​do mercado atual. 

Scania já trabalha no aumento de autonomia de seus elétricos
Os produtos da nova plataforma Scania devem chegar ainda neste ano; fotos: Scania

Assim, podem ser instalados em quatro ou cinco pacotes de 105 kWh cada. O que resultará em na capacidade almejada.

Esta plataforma, além de incorporar as novas baterias, poderá equipar uma série de motores elétricos entre 250 e 300 kW. Ou seja, com potência de 335 cv e 400 cv. O que deve beneficiar os caminhões elétricos da marca.

As primeiras unidades equipadas com esta nova plataforma chegam ainda neste ano ao mercado. A marca deve iniciar pelos ônibus com tração dianteira e de piso baixo. 


Além disso, esta plataforma oferecerá "opções flexíveis" para atender aos diferentes requisitos e solicitações de cada cliente e mercado. Da mesma forma, plataforma o desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao condutor de segurança ativa e passiva. 

Brasil deve se beneficiar com as novidades

Conforme publicado pelo Estradão, a Scania vai trazer neste ônibus um ônibus elétrico desenvolvido pela própria marca. Nesse sentido, vale lembrar que a fabricante não tem nenhum modelo à venda no País. A não ser o desenvolvido pela Eletra sobre o chassi Scania e motor WEG.

Seja como for, com a novidade, o ônibus da Scania poderá chegar entregando mais autonomia. Se assim o mercado demandar. Conforme informações, o ônibus da Scania no País chega com piso baixo Padron.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião