Os carros que disputam a NASCAR, não são os únicos veículos que chamam a atenção dos fãs das pistas. Os Peterbilt 389, que transportam os equipamentos da equipe Stewart-Haas, também são estrelas da temporada 2024, nos Estados Unidos. Os caminhões foram customizados pela empresa de preparação ARI Legacy Sleepers. Os quatro cavalos-mecânicos receberam cabines maiores, com cozinha, banheiro com chuveiro e sala de jantar, por exemplo.
LEIA MAIS
Ural Artic, o caminhão gigante que atravessa o Ártico
Volvo e DAF têm os caminhões pesados mais vendidos do Brasil em 2023; veja o ranking
Brasil vai fabricar 160 mil caminhões e ônibus em 2024, diz Anfavea
Publicidade
Como resultado, esses caminhões passaram a ser uma opção de ambiente confortável para descanso e até mesmo reuniões. Além disso, a cozinha completa, com pia, fogão, forno, geladeira e TV de LEDs, permite preparar e servir refeições . Veja fotos abaixo.
FOTOS: CDLLIFE |Reprodução
Segundo a fabricante, há várias opções de motores para o Peterbilt 389. Além dos motores da linha PACCAR MX, o caminhão pode vir com versões a diesel de fornecedoras como a Cummins. O trem de força escolhido pela Stewart-Haas traz o Paccar de 13 litros e a transmissão manual Eaton Fuller. Além disso, a tração é 6x4.
Peterbilt para transporte pesado
Aliás, a ampla possibilidade de personalização é uma das características dos caminhões da Peterbilt. Contribui com Isso o chassi, bastante robusto. Assim, o caminhão é voltado às operações de transporte pesado e de longas distâncias. Colabora com isso as diferentes configurações de cabine, que vão da leito tradicional à com teto alto, por exemplo.
Vale destacar que o Peterbilt 389 também traz boas soluções focadas na eficiência energética. Nesse sentido, a marca oferece sistemas de telemetria, que ajudam a reduzir o consumo de combustível e, portanto, de emissões de poluentes. Bem como assistentes eletrônicos e recursos deconectividade.