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Ural Artic, o caminhão gigante que atravessa o Ártico

Feito pela fabricante russa UralAZ, caminhão com tração 10x10 tem motor a diesel de 310 cv e pode rodar em trechos alagados com até 1,3 m de profundidade

Redação

11 de jan, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Ural Artic: o caminhão gigante que atravessa o Ártico a menos 50 graus
Ural Artic: o caminhão gigante que atravessa o Ártico a menos 50 graus
Crédito:UralAZ
Ural Artic: o caminhão gigante que atravessa o Ártico a menos 50 graus

O caminhão gigante Ural Arctic 10x10 da russa UralAZ, está com a produção atrasada. O motivo são as sanções comerciais impostas à Rússia por causa da guerra com a Ucrânia. O modelo é um dos poucos do mundo capazes de rodar em locais com baixíssimas temperaturas. Além disso, esse mostro sobre rodas pode trafegar em locais inóspitos e, segundo a fabricante, até mesmo em rios.

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Para isso, colaboram a grande capacidade de tração. Bem como o conjunto de pneus gigantes. De acordo com a UralAZ, o Artic 10x10 tem motor YaMZ. Conforme dados da marca, o seis-cilindros em linha de 6,7 litros gera potência de 310 cv e torque de 112 mkgf. A transmissão é manual de nove marchas com redução e a tração, 10x10.


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Ural Artic: o caminhão gigante que atravessa o Ártico a menos 50 graus
UralAZ produz o russo 10x10 que entra debaixo da água e roda a menos 50 graus; fotos: UralAZ

Ural Artic roda em alagados de 1,3 metro

Como resultado, pode circular em terrenos com baixa aderência. Ou seja, como sobre neve, riachos e rios com até 1,3 metro de profundidade. Além disso, o caminhão traz guincho elétrico com capacidade de tração de 8 toneladas. Da mesma forma, seu semirreboque tem sistema de propulsão elétrica com potência de 72 kW, equivalentes a 98 cv.

De acordo com a Ural, a energia para acionar esse conjunto vem de um grupo gerador a diesel. Com capacidade de 100 kW, o sistema está instalado na parte traseira do trailer. Como resultado, garante tração nos seis eixos do caminhão e nos quatro eixos do semirreboque.


Completa o conjunto os pneus Nortec H-23, de perfil largo, feitos para rodar com baixa pressão. Com isso, o caminhão ganha capacidade de tração.

Autonomia chega a 500 km

Para operar com eficiência em locais com baixa temperatura, o sistema de alimentação de combustível também tem um dispositivo especial de aquecimento. Dessa forma, não há risco de congelamento do diesel. Conforme a fabricante, o modelo tem autonomia de até 500 km.

Como resultado, o Ural Artic 10x10 foca operações como resgate médico e de outros veículos. Bem como na construção civil. Outra solução interessante é a possibilidade de substituição dos conjuntos de rodas e pneus por outros convencionais. Assim, o caminhão gigante pode trafegar mais facilmente em vias bem pavimentadas, como rodovias, por exemplo.


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