Adquirir um caminhão é uma decisão racional. Por isso, o transportador deve considerar diversos aspectos. Assim, o valor de revenda é um dos principais. Segundo Jefferson Ferrarez, diretor de vendas e marketing da Mercedes-Benz, um veículo com elevado valor de revenda representa confiabilidade, durabilidade, bem como segurança para o caminhoneiro. E facilita o repasse do veículo. Ou seja, evita depreciação e perdas financeiras.
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Por outro lado, escolher um veículo sem levar em conta o valor de revenda pode gerar prejuízo. Esse é o caso da alta depreciação. Ferrarez destaca que tal situação resulta em dificuldades na venda. E até mesmo no aumento dos custos de manutenção.
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Portanto, é essencial avaliar a reputação da marca e do modelo antes de efetuar a compra do caminhão. E levar em consideração também os custos de manutenção. Nesse contexto, a reportagem do Estradão compilou uma lista de caminhões com bom valor de revenda. Ela é baseada em um estudo anual da agência AutoInforme, que considera os três últimos anos de utilização dos veículos.
O caminhão mais valorizado entre todas as categorias
Seja como for, o levantamento revelou que o Mercedes-Benz Accelo 1016 é o seminovo com o maior valor de revenda no Brasil. O modelo tem valorização de 50,8%. Vale ressaltar, portanto, que esse veículo se destacou entre todos os modelos pesquisados.
Segundo a Mercedes-Benz, o Accelo trouxe inovações ao mercado. Esse é o caso do conceito de cabine home office, com um interior assemelhado ao de um automóvel. Isso inclui diversos porta-objetos, encosto reclinável tipo mesa, volante similar ao de um automóvel, coluna de direção regulável, cintos de segurança de três pontos, painel com computador de bordo e sistema de diagnóstico. Outro destaque está no fato de que esta foi a primeira linha de caminhões leves com câmbio automatizado.
Médios e semipesados
Outro Mercedes-Benz seminovo bem cotado no mercado é o Accelo médio 1316. A valorização do modelo chegou a 49,4%. Conforme a marca, o modelo é compacto e ágil. Além disso, oferece mais produtividade por causa plataforma de carga baixa e carroçaria de caminhão médio. Seja como for, o veículo ideal para Baú, Sider, carga seca e plataforma de autossocorro.
E entre os semipesados, o mais valorizado é o Volkswagen Constellation 24.280 seminovo, com alta de 41,4%. Segundo a VWCO, o modelo é ideal para operações rodoviárias de curtas, médias ou longas distâncias. Versátil, o Constellation 24.280 pode ser aplicado em operações rodoviárias de curtas, médias ou longa distância. À venda desde 2006 no Brasil, mais recentemente passou a ter a opção de transmissão automatizada V-Tronic Eaton de 10 velocidades. Assim oferece mais conforto e redução de até 5% no consumo de diesel. É o que garante a Volkswagen.
Pesados de 400 a 500 cv
Entre os pesados seminovos mais valorizados, na faixa de 400 a 500 cv de potência, está o Scania G450, com 21,7% de alta, com 24,1%. Outro caminhão que recebeu a certificação de mais valorizado nessa categoria foi Volkswagen Constellation 30.330, com 38,8% de valorização.
Aliás, a promessa da Scania para a sua linha G é de conforto e visibilidade. Assim, o G 450 oferece essas vantagens, além de desempenho econômico. Seu motor de 13 litros segue, portanto, a filosofia da marca sueca em oferecer baixa rotação e alto torque. Seja como como for, é ideal para operações de longa distância. Assim, com transmissão automatizada V-Tronic de 12 marchas, o Volkswagen Constellation 30.330 tem peso bruto total de 45 toneladas e, segundo a fabricante, pode oferecer economia de combustível de até 3%.
Pesados acima de 500 cv
Por fim, outro destaque para o valor de revenda acima de 500 cv, é o Volvo FH 540 que é renomado por introduzir tendências no mercado brasileiro, como a transmissão I-Shift em 2003. Seja como for, o sistema I-See, conectado ao GPS, otimiza a troca de marcha, reduzindo consumo e emissões. Destacam-se também no caminhão a oferta de itens de segurança, como, por exemplo, freios eletrônicos EBS e assistente de partida em rampa.