Depois do Brasil, a Ford Otosan aposenta os caminhões da linha Cargo na Turquia. Para o lugar do antigo modelo, a montadora apresenta o F-Line. O sucessor traz novos motores e mais tecnologias. Com projeto feito pela Ford Trucks, que é a responsável pela gama comercial na Europa, os novos modelos vão atender três segmentos do transporte.
Ou seja, aplicações de médio curso, com opções 4x2, 6x2 e 8x2. Assim como as operações rodoviárias 4x2 e 6x4 tratores. E no offroad, há opções 4×4 e 8×4. Vale ressaltar que a linha Cargo foi vendida na América do Sul com produção brasileira até 2019. Entretanto, a marca continuou com a gama na Turquia até este ano, para abastecer países da Europa.
Assim, a partir de 2024, a nova cabine aposta em mais conteúdos tecnológicos e desenho inspirado no F-Max. Por essa razão, tem chances de entrar nos mercados premium europeus. Bem como já ocorreu com o pesado, que foi eleito Caminhão do Ano na Europa.
Publicidade
LEIA MAIS
Scania: veja os impressionantes caminhões da marca feitos por um fã
Pacific Ultra, caminhão de 800 cv dos anos 1970, surpreendeu até a Nasa
Listamos 5 caminhões que ganharam fama no cinema
![Ford lança F-Line e aposenta de vez a linha Cargo](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2023/11/17125541/camiones-ford-f-line-lanzamiento-2024-2-1160x715.jpg)
O novo Ford F-Line
Seja como for, a nova série Ford F-Line só herda o símbolo oval azul da linha Cargo. Afinal, tudo ficou mais moderno a bordo. A começar pelo painel com um multimídia com tela de 9". O volante multifuncional é o mesmo da gama F-Max.
Outro ponto melhorado foi a posição de dirigir. Nesse sentido, os bancos ganharam mais ajustes de altura e profundidade. O que amplia o conforto para o motorista. Ainda sobre o conforto, além do ar-condicionado, os caminhões chegam com climatizador.
Além disso, de acordo com a Ford, a linha F-Line dá um importante salto em segurança. Com a nova eletrônica embarcada, os veículos contam com 13 sistemas que ajudam a evitar acidentes. Por exemplo, sensores de ponto cego, câmera de ré e sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, além de monitoramento de pressão dos pneus. Há ainda frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros.
![Ford lança F-Line e aposenta de vez a linha Cargo](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2023/11/17125830/camiones-ford-f-line-lanzamiento-2024-1-1160x715.jpg)
Opções de motores
Com relação ao motor, os modelos F-Line contam com duas opções: um de 9 litros e outro de 12,7 litros. A caixa também é da Ford e leva o nome de Ecotorq.
O menor equipará a gama de médios e semipesados, com potência de 330 cv e torque de 143 mkgf. Para esses modelos, há versões com câmbio manual – Eaton ou ZF, a depender da aplicação. Da mesma forma, poderão ter o automatizado de 9 marchas da Ford Trucks.
Já as linhas pesada de longa distância e offroad ganham motor o motor de 12,7 litros nas potências de 420 cv, 450 cv e 480 cv. Os torques alcançam 219,3 mkgf, 235,7 mkgf e 255 mkgf, respectivamente. Ele vem atrelado ao câmbio manual ZF de 16 marchas ou o automatizado Ecotorq, também com 16 marchas.
Segundo a Ford, as primeiras unidades chegam ao mercado europeu a partir de fevereiro de 2024, primeiro no mercado turco. Em seguida, irão para o restante da Europa. A Otosan é a única empresa do mundo a produzir caminhões da marca Ford.