Logo no primeiro dia da Agrishow, maior feira do segmento agro do País, as fabricantes de veículos comerciais apresentaram seus lançamentos. A feira abriu nesta segunda-feira (1) e ocorre até a próxima sexta-feira, dia 5, em Ribeirão Preto, no interior paulista.
Entre os destaques da edição 2023 está a Mercedes-Benz, que apresentou uma nova versão do Actros 2653 6x4, mas com o visual frontal do modelo fora de estrada. Assim, o Actros topo de linha passa a oferecer o Pacote Robustez, que adiciona para-choque adequado para o fora-de-estrada, bem como conjunto ótico diferenciado, protetor de cárter e estribo móvel. Com as mudanças, o modelo entrega maior robustez e resistência em vias mal pavimentadas.
VEJA TAMBÉM
Caminhões têm novas áreas de restrição em SP; confira os locais
Motorhome que gira como um enorme pen-drive já está à venda; veja o vídeo
Volvo FH é flagrado com câmera no lugar de retrovisor rodando em estrada
Publicidade
Seja como for, a customização é feita pelo Centro de Customização da Mercedes-Benz (CTC). Ademais, o cliente ainda pode pedir as modificações ou adaptações conforme suas necessidades nas operações de transporte. O que inclui, por exemplo, maior distância entre-eixos e mudanças nas relações de marcha.
Mercedes-Benz mostra Arocs autônomo na Agrishow
Além do Actros para uso misto, a Mercedes-Benz apresentou o Arocs 4851 10x4 com nível 2 de automação. O caminhão com tecnologia desenvolvida pela Grunner chega com capacidade para 30 t de PBT. Assim, com motor de 510 cv, serve à aplicações de calcário, gesso e compostos orgânicos. Além disso, conta com sistema de abafador para dias com ventos fortes.
1.000 Iveco S-Way
A Iveco destacou o seu novo caminhão pesado S-Way. O modelo está exposto no estande na versão de 540 cv 6x4. Há ainda o caminhão movido a gás que, por ora, não está à venda. Seja como for, a novidade é que a Iveco já vendeu 1.000 unidades do S-Way. Porém, até o final do ano, a marca projeta vender ainda mais para atender alguns novos pedidos ainda neste ano.
VWCO acredita em crescimento
No estande da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a marca destacou os caminhões Constellation da linha Robust, dedicados às operações off-road. Além do Delivery 11.180 4x4 e versão 4x2 automático para o transporte de última milha.
Ademais, a VWCO celebra as vendas do Constellation 31.280 para colheita de cana-de-açúcar com tecnologia autônoma de nível 2. O modelo já teve 40 unidades vendidas para a Vamos, dos quais 20 já foram entregues. Mas a empresa já encomendou mais unidades. Dessa forma, de acordo com o vice-presidente de vendas, marketing e serviços da VWCO, Ricardo Alouche, até o final de 2023 o modelo deve superar 100 unidades.
Mercado agro em alta
Ainda sobre o mercado, Alouche diz que as vendas de caminhões destinados ao segmento agro devem crescer pelo menos 10% este ano. Porém, não serão suficientes para o crescimento do mercado total de caminhões. Ainda há ajustes a serem feitos, sobretudo com relação à taxa de juros alta. Ademais, há inadimplência, o que limita crédito.
No entanto, como a partir deste segundo trimestre o mercado começa a consumir caminhões com tecnologia Euro 6, o transportador deve ajustar o preço do frete, ainda defasado. Por fim, Alouche acredita que os programas oficiais do governo, como o Renovar (renovação de frota), devem colaborar para um segundo semestre melhor que o primeiro.
*Viagem feita a convite da Anfavea.
O Estradão está no Instagram, confira!