Tecnologia

Mercedes-Benz eActros 300 elétrico é testado em condições severas

Engenheiros da Mercedes-Benz Trucks testaram o funcionamento do cavalo-mecânico elétrico em um percurso de 3 mil km por vias cobertas de gelo e neve

Redação

10 de abr, 2023 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz eActros 300
Mercedes-Benz eActros 300
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz eActros 300

O eActros 300, caminhão pesado 100% elétrico da Mercedes-Benz destina-se à distribuição. Por isso, a área de engenharia da marca vem testando o modelo em condições extremas. Assim, o novo caminhão já rodou, por exemplo, do círculo polar ártico até Stuttgart, na Alemanha. São cerca de 3 mil quilômetros. Embora o transporte de longa distância não seja o foco do modelo, a meta era realizar testes de funcionamento em baixas temperaturas.

Vale lembrar que caminhão elétrico da Mercedes-Benz já havia sido testado sob frio intenso. Ou seja, ele rodou em Rovaniemi, na Finlândia. Segundo a marca, as temperaturas ficaram passaram dos -25º. Porém, nesse caso a ideia era testar sobretudo a partida. Além de avaliar a capacidade do eActros 300 rodar em estradas cobertas de neve e gelo.

Assim, foi possível testar a proteção aos componentes do trem de força. Bem como os softwares e interfaces em temperaturas baixas. Para isso, o caminhão levava 25 toneladas de carga. Portanto, deu para checar o comportamento do modelo carregado em condições reais.


Publicidade

Mercedes-Benz elétrico tem autonomia de 220 km

Segundo o chefe da área de testes global da Mercedes-Benz Trucks, Christof Weber, o caminhão elétrico se saiu muito bem. "O eActros 300 é capaz de vencer todos os desafios que poderá encontrar pelo caminho”, diz. “Isso se aplica aos termos de eficiência energética e recarga. Assim como quanto ao conforto e segurança de condução."

Leia mais
Veja quais são as rodovias federais campeãs em multas
CNH D: veja quais caminhões a habilitação de categoria D permite dirigir
Daimler e Traton venderam juntas mais de 800 mil caminhões no mundo

Mercedes-Benz eActros 300
Mercedes-Benz eActros 300 rodou em vias cobertas de neve e gelo: Fotos: Mercedes-Benz/Divulgação

Conforme a Mercedes-Benz, o cavalo mecânico tinha três pacotes de baterias de 112 kWh cada. Portanto, foi uma maratona passar por tantas cidades. Nesse sentido, o caminhão passou por países como Suíça, Finlândia, Suécia, Dinamarca e Alemanha. De acordo com a marca, havia poucos pontos de recarga. E o modelo rodou até 220 km entre as paradas.

Segundo o responsável pelo teste, Marc Schniederjan, a viagem foi planejada com cuidado. De acordo com ele, a distância entre os pontos de recarga era de cerca de 150 quilômetros. "Assim, conseguimos chegar aos pontos definidos sem quaisquer problemas. Mesmo enfrentando congestionamentos", conta.

Performance do eActros

Seja como for, em todas as vias e rodovias, os motoristas envolvidos no teste disseram que ficaram muito impressionados com facilidade de condução do caminhão elétrico. Segundo eles, as trocas de marcha e o funcionamento do sistema de tração, por exemplo, são imperceptíveis.


Ademais, os motores elétricos garantem o mesmo nível de torque independentemente da condição e da topografia da via. Conforme os dados da Mercedes-Benz, a potência contínua é de 330 kW. Ou seja, isso é equivalente a 448 cv. Além disso, a potência máxima é de 400 kW, ou 543 cv. 

Outro destaque é o baixo nível de ruído na cabine. Bem como seu sistema de aquecimento. Conforme a fabricante, o caminhão foi pré-condicionado nas estações de recarga. Assim, deu para evitar o consumo exagerado de energia. Como resultado, não houve redução da autonomia.

Três recargas por dia

"Quando estivemos em temperaturas abaixo de zero, a perda de autonomia foi limitada mesmo sem condicionamento prévio" diz Schniederjan. De acordo com ele, ao dirigir em velocidade constante, normalmente de 80 km/h, também foi possível avaliar o sistema de regeneração de energia.


Conforme a fabricante, as baterias do caminhão foram recarregadas, em média, três vezes por dia. A recarga foi feita em estações públicas. Porém, a empresa não informou por quanto tempo o eActros 300 ficou parado em cada uma dessas vezes.

O Estradão passeou no Mercedes-Benz eActros 300

O Mercedes-Benz eActros 300 estreou em 20220, durante o IAA. Durante a feira, que ocorre em Hannover, na Alemanha, o Estradão pegou uma carona no caminhão elétrico. Seja como for, o modelo ainda não é feito em série. O início de produção está agendado para o segundo semestre deste ano.

De acordo com a fabricante, o modelo deve ter versões com peso bruto total (PBT) de 14 a 19 toneladas. Ou seja, o PBT varia de acordo com o tipo de implemento. Do mesmo modo, conforme o número de pacotes de baterias.


O eActros no qual andamos estava implementado com um baú curto. Além disso, tinha três conjuntos de baterias de 112 kWh e PBT de 19 t. Ou seja, trata-se do mesmo caminhão avaliado nos países nórdicos pela área de engenharia da Mercedes-Benz.

O Estradão está no Instagram. Confira!

Deixe sua opinião