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Mercedes-Benz eActros 300 elétrico vai bem na cidade e estrada

Com autonomia para rodar até 300 km entre as recargas, o caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 300 começa a ser entregue aos compradores europeus em 2023

Andrea Ramos

19 de out, 2022 · 7 minutos de leitura.

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Andamos no Mercedes-Benz eActros 300
Mercedes-Benz eActros 300/400Mercedes-Benz eActros 300/400
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Andamos no Mercedes-Benz eActros 300

Mercedes-Benz eActros 300 é um caminhão 100% elétrico que se destaca pela flexibilidade. Ou seja, pode atuar tanto no transporte urbano quanto rodoviário. Isso se deve, entre outros fatores, à autonomia, de até 300 km. O modelo vai ser entregue aos clientes europeus em 2023. As vendas começaram em setembro, durante o IAA Transportation, nome oficial do Salão de Hannover. O Estradão visitou a feira, na Alemanha, e deu uma volta na novidade, mas no banco do carona.

Inicialmente, o Mercedes-Benz eActros 300 vai ter duas versões. A cavalo-mecânico pode tracionar todos os semirreboques vendidos na Europa. Nesse caso, a única restrição é o comprimento máximo previsto na legislação de cada país. A trator é destinada a operações pesadas e rodoviárias. Por fim, a rígida, como a em que viajamos, serve ao transporte de bebidas e alimentos. Bem como de coleta de lixo, por exemplo. Mais usual nas cidades.

Segundo a empresa, o eActros tem três conjuntos de baterias com capacidade de 160 kW. Assim, em estações rápidas, a recarga é feita em pouco mais de uma hora. Porém, para operações rodoviárias há a versão com quatro conjuntos de baterias. A capacidade nominal é de 112 kWh e útil, de 97 kWh. Batizada de eActros 400, essa opção tem autonomia de até 400 km.


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Andamos no Mercedes-Benz eActros 300
Mercedes-Benz/Divulgação

De canona no Mercedes-Benz eActros

Vale lembrar que as fabricantes sempre divulgam os melhores números obtidos em seus testes. Assim, é preciso considerar que o caminhão tem sistema de regeneração de energia. Ou seja, a eletricidade gerada nas desacelerações e frenagens é enviada às baterias. Portanto, isso contribui para aumentar a autonomia.

Seja como for, eActros 300 pode ter peso bruto total de 14 a 19 toneladas. O PBT varia de acordo com o tipo de implemento e o pacote de baterias. O modelo em que demos a volta tinha baú curto, três conjuntos de baterias de 112 kWh e PBT de 19 t. O gerente de projetos da Daimler Trucks, Bertram Wunderlich, dirigiu o eActros por cerca de 7 km, em um circuito com trechos urbano e rodoviário.


Andamos no Mercedes-Benz eActros 300
Andrea Ramos/Estadão

Mesmo do banco do carona, foi possível perceber a ótima resposta do eActros aos comandos do acelerador. Isso é comum em veículos elétricos, uma vez que o torque fica disponível imediatamente, De acordo com a fabricante, há dois motores elétricos integrados ao eixo rígido. Bem como transmissão de duas velocidades e dois modos de condução: econômico e potência.

Potência supera os 540 cv

Segundo dados da marca, os motores geram potência contínua de 330 kW, equivalentes a 448 cv. Além disso, a potência máxima chega a 400 kW, ou 543 cv. Como resultado, na estrada o caminhão chegou a 90 km/h rapidamente. Vale ressaltar que essa era a máxima programada no limitador de velocidade.


Por meio da tela na parte superior do painel central, dá para ver o consumo de eletricidade. Bem como acompanhar o funcionamento do sistema de regeneração de energia. Tudo em tempo real. Assim, o motorista pode gerenciar a reserva das baterias de forma mais eficiente.

Mercedes-Benz/Divulgação

Outro aspecto comum no caso de veículos elétricos é o baixo nível de ruído a bordo. Rodando a 80 km/h, o decibelímetro aferiu apenas 40 dB na cabine do eActros. Aliás, o acabamento é similar ao do Actros com motor a combustão. Portanto, o quadro de instrumentos também é igual. A tela instalada na parte central do painel é sensível ao toque e reúne controles de várias funções do caminhão.


Câmeras de 2ª geração

De modo geral, todos os comandos têm ativação bastante intuitiva, o que facilita a operação. Colabora com isso o volante multifuncional. O eActros 300 em que viajamos tinha sistema de câmeras de segunda geração. O recurso, que substitui os espelhos convencionais, deve ser lançado no Brasil na Fenatran, em novembro. Entre os destaques, há braços 10 cm mais curtos, além de melhor qualidade de imagem.

Mercedes-Benz/Divulgação

Segundo a Mercedes-Benz, não há previsão de lançamento do eActros no mercado brasileiro. De acordo com a empresa, um dos motivos é que o País, que tem dimensões continentais, ainda precisa desenvolver a infraestrutura de recarga. Além disso, o caminhão elétrico tem preço equivalente ao triplo de um modelo com motor a combustão. 


A Mercedes-Benz anunciou no Salão de Hannover que está desenvolvendo o eAtego. Ou seja, a versão 100% elétrica do modelo. Portanto, para iniciar o processo de eletrificação no Brasil, esse caminhão faria mais sentido do que o eActros. Seja como for, a data de estreia do eAtego na Europa não foi revelada.

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