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Caminhão elétrico pesado puxa 30 toneladas de carga em rodovia no Brasil

Com 480 cv, caminhão elétrico pesado da CAMC puxa carreta de três eixos em rodovia paulista com 30 toneladas de carga líquida diariamente

Andrea Ramos

03 de abr, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Caminhão elétrico pesado puxa 30 t de carga em rodovia no Brasil
Caminhão elétrico pesado puxa 30 t de carga em rodovia no Brasil
Crédito:Bracell/Alberto Pagano
Caminhão elétrico pesado puxa 30 t de carga em rodovia no Brasil

Na busca pela redução de emissões e até mesmo com custos de diesel, a Bracell está levando a eletromobilidade para o transporte rodoviário. Nesse sentido, a empresa, que atua na produção de celulose, colocou em uma de suas rotas um caminhão pesado 100% elétrico para puxar uma carreta com 30 t de carga líquida. Ou seja, algo inédito em operações rodoviárias no País.

Trata-se de um caminhão 6x4 da marca chinesa CAMC Trucks, cujo peso bruto total (PBT) é homologado para 49 t. Dessa forma, seu motor elétrico desenvolve potência de 480 cv e com autonomia de um pouco mais de 220 km.

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Operação

Seja como for, o caminhão atua na rota entre a fábrica, localizada em Lençóis Paulista, e o Terminal Intermodal em Pederneiras. Dessa forma, utiliza as rodovias Juliano Lorenzetti (LEP-060) e Osni Mateus (SP-261) até a via de acesso, em Pederneiras. Ou seja, uma rota de aproximadamente 40 km, cada perna.

Porém, a autonomia do CAMC HN4251 elétrico permite que o veículo trabalhe diariamente sete vezes por semana. Só precisa parar para recarregar no momento de descanso do condutor. Já que a recarga leva uma hora e meia. Obviamente que a empresa mantém um carregador de alta capacidade. O que permite o carregamento rápido do caminhão.

Como a operação da Bracell é multimodal, o caminhão leva o produto acabado até o terminal ferroviário. E de lá a mercadoria segue de trem até o Porto de Santos.


O head de supply chain da Bracell, Alberto Pagano, diz que elegeu o modelo da CAMC por ter sido a única fabricante a atender a empresa nessa operação. Ou seja, com um caminhão adequado e competitivo. Afinal, na rota, a Bracell costuma usar bitrens de marcas tradicionais brasileiras.

"Quando fomos buscar alternativas no mercado, não havia ainda veículos com essa capacidade disponíveis. Mesmo porque nossas marcas ainda estão desenvolvendo a eletromobilidade nos mercados Europeus. Entretanto, a indústria chinesa está mais à frente. Por essa razão conseguiu nos atender rapidamente", explica Pagano.

Caminhão elétrico pesado puxa 30 t de carga em rodovia no Brasil
Bracell/Alberto Pagano

Elétrico para puxar bitrem

Seja como for, a atuação do caminhão da CAMC na rota da Bracell vem chamado a atenção de outros fabricantes. Nesse sentido, Pagano já estuda colocar em breve na operação um caminhão elétrico de maior capacidade. Ou seja, capaz de puxar um bitrem. Por isso, já conversas com montadoras.

Isso porque o volume de celulose transportado pela Bracell é muito grande. Por ano, em média são 3 milhões de toneladas. Razão pela qual a frota de caminhões com motor térmico puxa bitrem e rodotrem.

Menos emissão na operação

A Bracell tem a estimativa de deixar de emitir por ano 132 mil quilos de apenas com o CAMC. Vale mencionar, que o veículo já roda na frota desde janeiro. Por essa razão, a empresa quer também avaliar disponibilidade do veículo elétrico frente à frota com motor térmico.


Por ora, Alberto Pagano diz que o caminhão apesar de transportar uma quantidade menor de mercadoria frente aos demais da frota, entrega a mesma performance.

Nesse sentido, para alimentar a energia do CAMC, a indústria utiliza energia própria, de origem 100% renovável. Ou seja, à base de subprodutos da madeira. Como biomassa de eucalipto, sua principal matéria-prima para a produção da celulose. Aliás, essa mesma energia sustenta a produção fabril. Por tudo isso, a Bracell quer renovar a frota com veículos elétricos. E projeta a compra de pelo menos 30 unidades nos próximos anos.

Nesse sentido, a empresa também deve avaliar o Volvo FM Eletric apresentado na Fenatran 2022. Afinal, a companhia já conta com caminhões da Volvo na operação. Porém, com motores a combustão.


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