No próximo dia 17 de abril, a Mercedes-Benz vai lançar a primeira etapa do movimento a Voz Delas para o mercado de ônibus. De início, as ações serão voltadas às necessidades das mulheres que dirigem ou utilizam o transporte por ônibus. Antes, o programa era direcionado às motoristas de caminhões. E às esposas de caminhoneiros.
Aliás, por causa da iniciativa, a Mercedes-Benz criou o Actros Estrela Delas, primeiro caminhão feito sob medida para motoristas mulheres com banheiro na cabine. Pois, da mesma forma, o objetivo é dar voz às mulheres que trabalham como motoristas de ônibus. E até mesmo às passageiras que utilizam os sistemas de transporte urbano e rodoviário.
Assim, o objetivo é intensificar ações que ajudem a proporcionar um ambiente mais inclusivo para as mulheres. Além de melhores condições de trabalho.
Publicidade
Diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, adianta que a primeira fase do programa trará iniciativas com o apelo de cuidado com as mulheres que estão inseridas no transporte de passageiros. Tanto motoristas como passageiras. "O objetivo é, portanto, abranger os ônibus rodoviários e os urbanos", diz.
LEIA MAIS
Caminhão elétrico 'cara-chata' atende frotistas norte-americanos
Free Flow: caminhões vão economizar até R$ 5 por parada de pedágio
CNH para caminhões: Número de motoristas habilitados diminui no Brasil
Como será o ônibus da Mercedes-Benz para elas
Barbosa revelou também que em uma segunda fase do programa, a ideia desenvolver um chassi que atenda perfeitamente às motoristas. Principalmente no que diz respeito à ergonomia. "Não sabemos se a carroceria será rosa. Assim como foi a do caminhão. Isso dependerá, portanto, da encarroçadora que vai utilizar o chassi", comenta.
Assim, o movimento a Voz Delas para ônibus vem em um momento em que as empresas de ônibus procuram por motoristas capacitados. Prova disso é que no fim do ano passado, o Estradão noticiou que as empresas de ônibus rodoviários tinham déficit de 30% de motoristas.
Seja como for, para dirigir ônibus rodoviários, o motorista precisa ter habilidades específicas. Tais como lidar com as pessoas. E também com os diferentes tipos de equipamento.
Com o programa a Voz Delas, a Mercedes-Benz quer contribuir para reduzir o preconceito com relação às mulheres ao volante. "O principal desafio que elas enfrentam é a falta de oportunidade. Assim, isso é algo que devemos trabalhar. Por fim, as mulheres operam um ônibus tão bem ou até melhor que os homens".
![Empresas da capital paulista encomendam mais de 2 mil ônibus elétricos](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2023/02/27184402/eO500-U1-1160x774.jpg)
Realidade nas viações
Na visão da CEO da Viação Águia Branca, Paula Barcellos, motoristas mulheres são atenciosas. E também habilidosas. E é por isso que costumam dirigir os ônibus double deck. Aqueles que têm dois andares. "Eu vejo os empresários bem atentos. E também abertos à essa habilidade feminina", complementa.
De acordo com ela, infelizmente a busca por mulheres à vaga de motorista no setor rodoviário de passageiros ainda é baixa. "Em outras palavras, a representatividade das mulheres no nosso quadro de motoristas atual é de cerca de 1%. Assim, buscamos atrair mais mulheres e temos um plano de carreira para motoristas", revela.
Assim, para a CEO o fator cultural muitas vezes dificulta o ingresso das mulheres na profissão de motoristas do setor rodoviário. A escala de trabalho é rígida com relação a segurança e tempo de descanso. E muitas mulheres ainda se dividem entre os cuidados com a família e a vida profissional. Por isso, a falta de uma rede de apoio muitas vezes dificulta o ingresso da mulher na profissão de motorista de ônibus. "Estamos certos de que há muito a fazer para atração e retenção, e faremos".
O Estradão está no Instagram, confira!