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Caminhão elétrico 'cara-chata' atende frotistas norte-americanos

Bollinger desenvolve caminhão 100% elétrico "cara-chata" e agrada frotistas nos Estados Unidos que já estão avaliando o modelo a bateria

Redação

29 de mar, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Um caminhão elétrico cara-chata para os frotistas norte-americanos
Um caminhão elétrico cara-chata para os frotistas norte-americanos
Crédito:Bollinger/Robert Bollinger
Um caminhão elétrico cara-chata para os frotistas norte-americanos

A Bollinger Motors é uma fabricante norte-americana, mas que ousou ao desenvolver um caminhão de classe 4, equivalente aos leves no Brasil. O modelo é 100% elétrico para atender frotistas locais. E traz como diferencial a cabine "cara-chata", o que vem atraindo transportadores. Seja como for, o Bollinger B4 é fruto de muitas pesquisas locais de empresas que querem incorporar caminhões elétricos nas suas operações. Mas desejam veículos dinâmicos.

"O design da cabine é uma mudança radical em relação aos conceitos do mercado norte-americano. Por isso ouvimos os clientes. Buscamos entregar algo que fosse eficiente para as operações", explica o CEO da Bollinger Motors, Robert Bollinger.

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Caminhão B4 é diferente

A Bollinger Motors desenvolveu um caminhão com cabine frontal. Mas apesar da aparência remeter aos modelos asiáticos, parece agradar os clientes norte-americanos. Afinal, um dos seus atributos é o maior espaço para acomodar cargas. Assim como as baterias que alimentam o motor. Diferente dos caminhões com cabine avançada, que são comuns por lá.

Ademais, a segurança também foi priorizada. Isso porque na cabine "cara-chata" o condutor consegue ter uma visão mais ampla do trânsito. Outra vantagem é que o diâmetro de giro do caminhão colabora para o dinamismo nas grandes cidades, pois facilita as manobras.

O Bollinger B4 é acionado por um eixo traseiro e-drive. Os componentes de alta tensão operam em uma plataforma de 800 volts. E com baterias compostas por fosfato de ferro e lítio. Assim, garantem a segurança e reduz custos. Nesse sentido, o B4 pode acomodar pacotes com uma ou duas baterias. Dessa forma, alcança 160 km com uma carga.


Um caminhão elétrico cara-chata para os frotistas norte-americanos
Um caminhão cara-chata se mostrou eficiente para o transporte urbano nos Estados Unidos; Foto: Bollinger/Robert Bollinger

O mercado

Por ora, a Bollinger Motors estuda a desenvoltura do B4 nas frotas dos clientes. Mas as expectativas com relação a introdução do caminhão ao mercado são grandes. Isso por causa da lei de redução de impostos para veículos elétricos recentemente sancionada pelo presidente Joe Biden. Dessa forma, espera-se que o B4 seja uma das escolhas para receber o crédito fiscal de 30% ou US$ 40.000 sob o recém-criado Commercial EV Tax Credit.

"As frotas comerciais precisam de uma alternativa de custo competitivo frente aos caminhões tradicionais. E esses créditos, juntamente com os esforços agressivos da Bollinger, tornam o B4 uma opção mais acessível. Queremos oferecer um produto de qualidade. Com um custo total de propriedade mais baixo", diz o diretor de vendas comerciais da empresa, Ed Burke.


Quem é a Bollinger Motors?

Fundada em 2015, a Bollinger Motors é sediada em Michigan, nos Estados Unidos. E graças aos programas de incentivos do governo, a empresa quer se concentrar nas plataformas totalmente elétricas. Assim, pretende atender donos de frotas de veículos leves e médios.

"Esses créditos são uma vitória para a Bollinger. Vamos ajudar a acelerar a adoção da tecnologia limpa nas estradas dos Estados Unido. Nossos clientes e a agenda de sustentabilidade ganham com isso", celebra o diretor de operações, Bryan Chambers.

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