No próximo dia 17 de abril, a Mercedes-Benz vai lançar a primeira etapa do movimento a Voz Delas para o mercado de ônibus. De início, as ações serão voltadas às necessidades das mulheres que dirigem ou utilizam o transporte por ônibus. Antes, o programa era direcionado às motoristas de caminhões. E às esposas de caminhoneiros.
Aliás, por causa da iniciativa, a Mercedes-Benz criou o Actros Estrela Delas, primeiro caminhão feito sob medida para motoristas mulheres com banheiro na cabine. Pois, da mesma forma, o objetivo é dar voz às mulheres que trabalham como motoristas de ônibus. E até mesmo às passageiras que utilizam os sistemas de transporte urbano e rodoviário.
Assim, o objetivo é intensificar ações que ajudem a proporcionar um ambiente mais inclusivo para as mulheres. Além de melhores condições de trabalho.
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Diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, adianta que a primeira fase do programa trará iniciativas com o apelo de cuidado com as mulheres que estão inseridas no transporte de passageiros. Tanto motoristas como passageiras. "O objetivo é, portanto, abranger os ônibus rodoviários e os urbanos", diz.
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Como será o ônibus da Mercedes-Benz para elas
Barbosa revelou também que em uma segunda fase do programa, a ideia desenvolver um chassi que atenda perfeitamente às motoristas. Principalmente no que diz respeito à ergonomia. "Não sabemos se a carroceria será rosa. Assim como foi a do caminhão. Isso dependerá, portanto, da encarroçadora que vai utilizar o chassi", comenta.
Assim, o movimento a Voz Delas para ônibus vem em um momento em que as empresas de ônibus procuram por motoristas capacitados. Prova disso é que no fim do ano passado, o Estradão noticiou que as empresas de ônibus rodoviários tinham déficit de 30% de motoristas.
Seja como for, para dirigir ônibus rodoviários, o motorista precisa ter habilidades específicas. Tais como lidar com as pessoas. E também com os diferentes tipos de equipamento.
Com o programa a Voz Delas, a Mercedes-Benz quer contribuir para reduzir o preconceito com relação às mulheres ao volante. "O principal desafio que elas enfrentam é a falta de oportunidade. Assim, isso é algo que devemos trabalhar. Por fim, as mulheres operam um ônibus tão bem ou até melhor que os homens".
Realidade nas viações
Na visão da CEO da Viação Águia Branca, Paula Barcellos, motoristas mulheres são atenciosas. E também habilidosas. E é por isso que costumam dirigir os ônibus double deck. Aqueles que têm dois andares. "Eu vejo os empresários bem atentos. E também abertos à essa habilidade feminina", complementa.
De acordo com ela, infelizmente a busca por mulheres à vaga de motorista no setor rodoviário de passageiros ainda é baixa. "Em outras palavras, a representatividade das mulheres no nosso quadro de motoristas atual é de cerca de 1%. Assim, buscamos atrair mais mulheres e temos um plano de carreira para motoristas", revela.
Assim, para a CEO o fator cultural muitas vezes dificulta o ingresso das mulheres na profissão de motoristas do setor rodoviário. A escala de trabalho é rígida com relação a segurança e tempo de descanso. E muitas mulheres ainda se dividem entre os cuidados com a família e a vida profissional. Por isso, a falta de uma rede de apoio muitas vezes dificulta o ingresso da mulher na profissão de motorista de ônibus. "Estamos certos de que há muito a fazer para atração e retenção, e faremos".
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