BYD D11B é o primeiro ônibus articulado elétrico do Brasil

A BYD vai homologar o primeiro ônibus articulado 100% elétrico do Brasil. Modelo de 22 metros vai operar no primeiro corredor expresso para ônibus elétrico, localizado no interior paulista

Redação

21 de dez, 2020 · 4 minutos de leitura.

Primeiro ônibus articulado 100% elétrico do País é da BYD e será homologado" >
Crédito:Marcopolo/Divulgação
Primeiro ônibus articulado 100% elétrico do País é da BYD e será homologado

A BYD concluiu juntamente com a Marcopolo o encarroçamento do primeiro ônibus articulado 100% elétrico do Brasil. Trata-se do chassi D11B, de piso baixo. Agora o modelo será homologado.

Os ônibus articulados 100% elétricos são uma alternativa menos poluente aos com motor a combustão.  O foco são operações em corredores expressos. Além do novo D11B, a BYD oferece o chassi D11A, de piso alto, que também atende esse tipo de demanda.

Você também vai gostar de


LEIA TAMBÉM: BYD faz baterias no Brasil, vende pelo Finame e tem aluguel de ônibus elétrico

O BYD D11B tem 22 metros de comprimento. Suas baterias são de fosfato ferro lítio (LifePO4). E, de acordo com dados da marca, a autonomia é de até 250 Km com a carga completa.

A capacidade de passageiros varia de acordo com o tipo de carroceria. Mas este primeiro modelo tem capacidade para 168 passageiros. Há também espaços para cadeirantes. Os veículos terão sistema de biossegurança desenvolvido pela Marcopolo.

Operação do BYD articulado

O ônibus foi apresentado em Caxias do Sul (RS), na fábrica da Marcopolo. Após o processo de homologação, será iniciada a produção em série.

As primeiras 12 unidades já foram vendidas para a Prefeitura de São José dos Campos, no interior de São Paulo. E operar no projeto do primeiro corredor expresso com ônibus 100% elétricos do Brasil.

?Além de não serem poluentes, os ônibus elétrico permitem viagens silenciosas, com maior estabilidade e segurança para os usuários." A frase é do diretor de operações da BYD Brasil, Marcos Jardim.

"Os motoristas também trabalham com muito mais conforto. O ônibus é automático e tem diversas tecnologias de auxílio à condução", afirma o executivo.

BYD tem quatro motores elétricos

Os ônibus articulados da BYD têm quatro motores elétricos ligados aos eixos. A potência de cada um é de cerca de de 201 cv, com 148 cv de potência nominal. A recarga das baterias é feita em até três horas, de acordo com informações da fabricante.

Entre os destaques, há coluna de direção regulável. Além disso, o chassi da BYD conta com regulagem de altura do piso, ajoelhamento bilateral, sistema antichama, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.

Continua depois do anúncio