Passageiros

Vai viajar de ônibus? Veja como economizar com o preço das passagens

Para viajar de ônibus gastando menos, é preciso se planejar com antecedência. O Estradão listou dicas para ajudar você a economizar

Aline Feltrin

11 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

ônibus
Crédito:Foto: Mobi Fácil

Quem costuma viajar de ônibus já percebeu. O brasileiro usou mais esse meio de transporte em 2023. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), a alta foi de 20,6% nos últimos meses. Além disso, até setembro foram vendidos mais de 1,1 milhão de bilhetes, para 42 mil destinos. Conforme a plataforma eletrônica de vendas de passagens de ônibus Mobifácil, em dezembro a alta deverá ser de 20% na comparação com o mesmo mês de 2022.

LEIA MAIS

Caminhão Peterbilt se aposenta depois de rodar mais de 60 anos
Exame toxicológico: por erro, caminhoneiros com teste em dia recebem alerta
Rodovias brasileiras: veja quais são as piores estradas do País em 2023


Publicidade

De acordo com a empresa, isso é resultado da melhora na atividade econômica do País. Bem como do grande número de feriados prolongados. Assim como da alta dos preços dos bilhetes aéreos, o que vem afastando muitos consumidores.

Com isso, a tendência é que os preços das passagens de ônibus também subam. Contudo, o Estradão listou algumas formas de economizar. A primeira dica é que viajar de ônibus, sobretudo em épocas de férias e festas, requer planejamento.

Busscar

Compre passagens com antecedência

Geralmente, os preços das passagens de ônibus são menores quando são compradas com antecedência. Porém, o brasileiro costuma adquirir o bilhete, em média, três dias antes da partida. Assim, a dica é comprar com ao menos 20 dias de antecedência. Segundo especialistas, isso garante descontos que podem chegar a 15%.

Garanta bilhetes de ida e volta

Da mesma forma, comprar bilhetes de ida e volta costuma ser mais em conta. Afinal, com isso as empresas de ônibus conseguem se planejar melhor para atender a demanda. Portanto, isso reduz o preço da operação, que pode ser repassado ao passageiro em forma de desconto.

Prefira viajar de ônibus durante o dia

Em viagens longas, como as interestaduais, muitos passageiros preferem partidas noturnas. Assim, podem dormir, o que torna o trajeto menos cansativo. Por isso, os preços desses bilhetes noturnos são, em geral, mais altos. Por isso, uma boa dica é viajar de ônibus durante o dia.


Aproveite os cupons de desconto

Da mesma forma, utilizar cupons de desconto é uma boa opção para economizar. Porém, muitas empresas oferecem descontos apenas para quem compra a passagem pela primeira vez. Seja como for, vale a pena procurar por esses bônus, sobretudo em sites de vendas.

Use os pontos do cartão

Algumas plataformas de venda de bilhete são parceiras de companhias aéreas. Assim, permitem a viajar de ônibus com passagens trocadas por milhas. A Mobifácil, por exemplo, é parceira do Smiles, o programa de relacionamento da Gol. Segundo a empresa, é possível utilizar "milhas" para viajar de ônibus para mais de 600 destinos no Brasil.

.


Deixe sua opinião