A cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, começou a testar um ônibus 100% elétrico da fabricante BYD em linhas do transporte coletivo urbano. O modelo D9W ficará em operação por 30 dias, sob responsabilidade da Viação Sorriso de Minas, que já utiliza veículos da marca em Curitiba (PR).
- VEJA MAIS:
Brasil caminha para ser o maior mercado da Mercedes-Benz Caminhões em 2025
Bombeiros de SC renovam frota com caminhão Scania importado da Espanha
Mercedes-Benz Axor está de volta e chega com preço promocional
O modelo da BYD testado no município tem 12,98 metros de comprimento e carroceria Padron Caio com quatro portas. Com capacidade para até 80 passageiros, o veículo conta com piso baixo, suspensão pneumática ajustável e freios regenerativos. De acordo com a empresa, o ônibus tem autonomia de até 250 quilômetros e pode operar o dia todo sem necessidade de recarga intermediária.
“A Viação Sorriso aposta nos diferenciais do BYD D9W para uma cidade em crescimento, com uma frota mais moderna e sustentável. Todos ganham em qualidade e a BYD mais uma vez mostra na prática que tem escala para apoiar os centros urbanos na transição para um transporte mais limpo”, afirma Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil.
Veículo será avaliado em rotas regulares com passageiros
A Viação Sorriso testa o veículo em operação normal, com passageiros, para verificar consumo de energia, autonomia, conforto e adaptação à infraestrutura de Uberlândia. De acordo com a operadora, o ônibus será carregado apenas no fim da jornada diária. Além disso, a proposta de incluir um modelo com piso rebaixado permite avaliar o impacto na acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
A Viação Sorriso de Minas não divulgou, até o momento, planos concretos para aquisição de modelos elétricos. Todavia, o teste na cidade mineira segue iniciativas semelhantes que a empresa já realizou em outras regiões, como parte de estudos sobre a viabilidade operacional e econômica de ônibus elétricos no transporte urbano.
BYD já vendeu mais de 350 ônibus elétrico no Brasil
Presente no Brasil desde 2014, a BYD mantém fábricas em Campinas (SP), onde monta chassis de ônibus, e em Manaus (AM), responsável pela produção de baterias. Conforme dados da Fenabrave, a marca chinesa lidera o mercado de ônibus elétricos no País, com 56% de participação. Apenas nos dois primeiros meses de 2025, as vendas do segmento cresceram 923% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Atualmente, mais de 350 ônibus elétricos da marca circulam em cidades do Brasil. De acordo com a empresa, cada veículo evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano. A BYD informa que vida útil estimada dos modelos é de até 15 anos, enquanto a média entre os ônibus a diesel costuma girar em torno de 10 anos.