Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba

Os primeiros ônibus elétricos dessas marcas já foram testados e homologados, e começam a ser entregues à capital do Paraná

Andrea Ramos

26 de mar, 2024 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba
Volvo Buses 1
Crédito:Volvo/Divulgação
Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba

A prefeitura de Curitiba, PR, começa a receber a partir de junho, os primeiros 70 ônibus elétricos que irão compor o sistema de transporte público da cidade. Para isso, a capital paranaense investe R$ 317 milhões de reais na compra dos modelos. A informação é do presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Assim, os modelos elétricos que passam a integrar a frota são modelos Volvo BZL, BYD D11B, Eletra de 12,1 m e 15 m Padron, e Marcopolo Attivi. Ou seja, ônibus já passaram por testes na região. Portanto, também homologados.

VEJA TAMBÉM
Volkswagen começa a produzir seu ônibus elétrico no segundo semestre
Ônibus da Mercedes-Benz ganham sistemas de segurança que virão ao Brasil
Vendas de ônibus crescem no bimestre; veja as marcas mais vendidas


Publicidade

Conforme Maia Neto, o total das compras somam seis modelos de piso baixo Padron, 28 articulados e o restante Padron convencional. E serão absorvidos por 10 operadores que integram três consórcios.

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba
BYD/Divulgação
O BYD D11B articulado começa a rodar em breve pelas ruas da capital paranaense

Próximos passos

Segundo o prefeito de Curitiba, Rafael Greca esse é o primeiro passo para eletrificar 100% a frota de ônibus da capital. Nesse sentido, a intenção é que até 2030, 30% da frota seja eletrificada. E que até 2050, 100% dos ônibus sejam elétricos. Atualmente, Curitiba conta com uma frota total de 1,6 mil ônibus.


A Copel, fornecedora de energia do Estado do Paraná, em parceria com a prefeitura de Curitiba, realiza o mapeamento de toda a infraestrutura de carregamento dos ônibus. Assim como fará o fornecimento da rede. Dessa forma, para atender à necessidade desses 70 veículos, três garagens de ônibus vão receber a infraestrutura.

Seja como for, na próxima etapa, Curitiba vai iniciar os testes com os ônibus eO500U, da Mercedes-Benz. Assim como o e-Volksbus, da Volkswagen, e Azure A12BR, da Higer.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião