Redação

03/05/2023 - 5 minutos de leitura.

Scania vai testar ônibus elétrico a baterias em São Paulo

O teste com o ônibus elétrico da Scania vai durar 12 meses, será coordenado por pesquisadores da Unesp e terá os resultados compartilhados com a área de engenharia da marca, na Suécia

O ônibus elétrico que entrará em testes é importado e chegou ao Brasil em 2021. Crédito: Divulgação/Scania

A Scania deu um novo e importante passo para divulgar seus chassis de ônibus elétrico no Brasil. Conforme a marca sueca, um modelo 100% elétrico a bateria está sendo testado pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O projeto tem duração de 12 meses. O teste ocorre no campus da Unesp de Ilha Solteira, no noroeste do Estado de São Paulo.

Conforme a Scania, o ônibus elétrico ficará sob os cuidados de pesquisadores da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Engenharia. Assim, vai ser possível realizar ensaios em laboratórios. Bem como avaliar o comportamento do veículo na prática. Como resultado, tanto a Scania quanto a Unesp vão pode ter um banco de dados com detalhes sobre o funcionamento do modelo.

Assim, os pesquisadores vão enviar dados em tempo real para a área de engenharia da Scania. Portanto, o objetivo é acelerar o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos. Conforme a marca, o time da Suécia também vai receber esses dados. Afinal, a empresa mantém departamentos de engenharia aqui e no país europeu.

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Conhecimento técnico

Para isso, a Scania vai utilizar o ônibus que chegou ao Brasil no fim de 2021. Até então, o modelo atuava dentro das instalações da fábrica da marca, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Inicialmente, o veículo servia ao transporte de colaboradores. Agora, a ideia é expandir os testes, bem como adquirir novos conhecimentos.

Demanda em crescimento

A iniciativa da Scania faz parte de um plano de expansão da oferta de veículos elétricos. Afinal, na capital de São Paulo, por exemplo, a meta é que todos os ônibus urbanos sejam elétricos num futuro próximo. Aliás, as concessionárias já encomendaram 2.152 unidades. Com isso, o objetivo é cumprir a lei que determina que a frota da capital tenha ao menos 2.600 ônibus elétricos até 2024.


A medida foi anunciada pela Prefeitura da capital em outubro de 2022. Conforme a lei, a meta é que 20% da frota da cidade seja composta por veículos 100% elétricos. Atualmente, dos 219 ônibus elétricos que rodam na cidade, 201 são trólebus. Ou seja, modelos cujos motores elétricos são alimentados por meio de hastes ligadas a cabos da rede aérea.

Portanto, há apenas 18 (ou 8%) a bateria. Seja como for, 1.484 novos ônibus elétricos a baterias devem começar a operar ainda em 2023. Assim, outros 668 entrarão em serviço em . Essa informação foi confirmada ao Estradão pela São Paulo Transporte (SPTrans). Ou seja, o órgão que gerencia o transporte coletivo na capital paulista. Vale lembrar que a frota total do município é de cerca de 14 mil veículos.

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