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Volkswagen Caminhões e Ônibus inicia produção na Argentina no último trimestre

Fábrica da Volkswagen na Argentina, onde serão feitas as linhas Delivery e Constellation, além de ônibus, faz parte do plano de expansão global da empresa

Redação

25 de abr, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Volkswagen vai produzir Constellation e Delivery na Argentina até o final de 2023
Volkswagen vai produzir Constellation e Delivery na Argentina até o final de 2023
Crédito:VWCO/Divulgação
Volkswagen vai produzir Constellation e Delivery na Argentina até o final de 2023

A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai começar a produzir veículos na Argentina no último trimestre de 2023. Inicialmente, vão ser feitos modelos das linha de caminhões Delivery, de entrada, e Constellation, bem como chassis de ônibus Volksbus. A planta, localizada em Córdoba é fruto de investimentos de cerca de US$ 300 milhões. A iniciativa faz parte do plano de expandir a presença da marca em outros mercados.

Vale lembrar, que a VWCO faz parte do Grupo Traton. Ou seja, do dono também da MAN, Scania e Navistar. Apesar de a inauguração da fábrica estar marcada para 2024, as primeiras unidades vão servir para dar ritmo à linha de produção. Bem como para testes de conformidade tanto da planta quanto dos próprios veículos.

Seja como for, o Estradão já havia antecipado informações sobre os caminhões que vão ser feitos na Argentina. Ou seja, trata-se dos Volkswagen Delivery 9.170 e Delivery 11.180. Assim como o Constellation 17.280. Portanto são produtos da marca que lideram as vendas no país vizinho desde 2018. Além disso, a empresa vai produzir o ônibus 15.190 OD. 


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Os modelos da gama Delivery têm motores Cummins. Enquanto os demais utilizam o MAN D08 nas versões de quatro e seis cilindros. Portanto, são as mesmas configurações vendidas no Brasil.

Expansão do mercado

Entretanto, todos os veículos que a Volkswagen Caminhões e Ônibus vai fazer na Argetina têm motores Euro 5. Ou seja, estão uma geração atrás dos utilizados no Brasil. De qualquer modo, atendem as regras do país vizinho. Aliás, exceto o Brasil e Chile, em que a tecnologia é Euro 6, todos os demais países da região permitem a venda de motores equivalentes ao Euro 5.


Aliás, a fábrica da VWCO em Resende (RJ), também continua produzindo modelos Euro 3 e Euro 5. Além, obviamente, dos Euro 6 destinados ao mercado brasileiro.

Volkswagen vai produzir Constellation e Delivery na Argentina até o final de 2023
O próximo passo da VWCO pode ser a produção do e-Delivery, de acordo com o governo argentino

Conforme a Volkswagen, a meta é produzir cerca de 3 mil unidades na Argentina em 2024. Além disso, a empresa não descarta fazer lá o E-Delivery, primeiro veículo elétrico desenvolvido e produzido na América do Sul - em Resende. Isso porque, segundo o secretário de Indústria da Argentina, José Ignacio de Mendiguren, o parque industrial para isso já existe.


Ou seja, as mesmas fabricantes que integram o consórcio para a produção de elétricos da VWCO no Brasil também estão na Argentina. "Além disso, as empresas Volkswagen, Siemens, Bosch, Festo entre outras contam com investimentos concretos no país. E a Argentina é rica em recursos naturais." Assim, de acordo com ele, isso favorece a produção de veículos elétricos.

Meteor na Argentina

A VWCO também anunciou recentemente o início das vendas do pesado Meteor na Argentina. Porém, ainda não confirma a produção local do modelo. Seja como for, há uma grande possibilidade de isso ocorrer no futuro.

Nesse interim, a primeira unidade enviada ao país vizinho é de um Meteor 28.460 6x2. Ou seja, com motor MAN D26 de 12,4 litros. Na Argentina, o caminhão é oferecido em três versões de distância entre os eixos: 3.200 mm, 3.400 mm e 3.600 mm. A marca também vende o Meteor 29.530 6x4. Atualmente, os dois são feitos no Brasil.


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