No segundo trimestre de 2024, a Marcopolo registrou receita líquida de R$ 1,9 bilhão, um crescimento de 43,4% em relação ao mesmo período de 2023. Esse aumento reflete o melhor desempenho da empresa em todos os segmentos onde atua, com incremento no volume de vendas e na produção.
De acordo com o fabricante, a produção consolidada neste ano chegou a 3.998 unidades, marcando um crescimento de 32,8%. No Brasil, foram produzidas 3.355 unidades, 36,4% a mais que no 2T23, enquanto no exterior foram 643 unidades, um aumento de 16,7%.
Esse crescimento evidencia a recuperação de volumes no mercado brasileiro, especialmente para modelos rodoviários. Assim, a renovação de frotas pelos clientes e a crescente demanda por viagens de ônibus, tanto em longas distâncias quanto no transporte público, impulsionaram o resultado.
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José Antonio Valiati, Diretor de Relações com Investidores, destacou o compromisso da Marcopolo em melhorar seus produtos, bem como acompanhar as evoluções no setor de mobilidade. “Buscamos alcançar resultados ainda melhores, para isso investimos continuamente no aprimoramento de nossos produtos, com soluções cada vez mais tecnológicas e sustentáveis. O setor de mobilidade está em constante evolução e nos preparamos para acompanhar essas transformações.”
Lucro da Marcopolo no 2T24 passou de R$ 500 milhões
No 2T24, o lucro bruto da Marcopolo foi R$ 509,9 milhões, com margem de 26,1%, comparado a R$ 276,2 milhões e 20,2% no 2T23. O EBITDA (lucro antes dos impostos) aumentou para R$ 382,3 milhões, com margem de 19,5%, em contraste com R$ 158 milhões e 11,6% no 2T23. Conforme explicou o fabricante, esses resultados refletem o crescimento das vendas no mercado brasileiro e a melhora nas operações internacionais da empresa.
Neste ano, a Marcopolo investiu na modernização de suas instalações no Brasil, incluindo uma nova Central de Infamáveis na fábrica de Caxias do Sul (RS), orçada em cerca de R$ 45 milhões. A empresa também está desenvolvendo novos produtos, como ônibus elétricos. Além disso, a ampliação da planta em São Mateus (ES), que incluirá linhas de montagem de chassis elétricos, deve ser concluída no segundo semestre de 2024.
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Marcopolo entregou quase mil ônibus escolares no 2T24
No segundo trimestre deste ano, a fabricante entregou 959 ônibus escolares ao programa Caminho da Escola, do governo federal. O montante incluiu 500 modelos micro e 459 Volare. Devido ao grande volume, a Marcopolo dedicou parte das linhas de produção de ônibus urbanos à fabricação de modelos escolares.
Atuação internacional
As operações internacionais da Marcopolo mostraram um crescimento consistente durante o 2T24. A Marcopolo Austrália, operando sob a marca Volgren, alcançou números recordes. A produção local de veículos cresceu 40,9% em comparação ao 2T23, totalizando 162 unidades. De acordo com a empresa, esse resultado se deve a uma carteira de pedidos saudável e a um ritmo de produção eficiente no país.
No México, a Marcopolo também se destacou com um avanço gradual nas vendas de ônibus urbanos e rodoviários. O modelo G8, recentemente lançado no país, começou a ganhar mercado, com entregas programadas para o final de 2024 e início de 2025.
Na África do Sul, a unidade MASA teve um crescimento de 52,3% em relação ao 2T23, com a fabricação de 134 veículos. Esse avanço é impulsionado principalmente pelo lançamento do G8 na região. Na Argentina, a Metalsur identificou sinais de recuperação com um aumento na produção e nas entregas, em comparação com o primeiro trimestre de 2024.
Para o Diretor de Relações com Investidores da Marcopolo, os números alcançados pela fabricante e suas divisões no 2T24 permite projetar bons resultados para o segundo semestre deste ano. “Crescemos em comercialização de produtos e produção, recuperamos resultados nas operações internacionais e, agora, estamos focados em ampliar a eficiência operacional e a produtividade. Essas ações ampliarão o nosso nível de entregas, potencializando as margens e volumes de vendas.”