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Ônibus elétricos Marcopolo estão na fase final de homologação em SP

A expectativa da Marcopolo é de que seus ônibus elétricos comecem a trafegar com passageiros no sistema de transporte coletivo de São Paulo no último trimestre de 2023

Redação

29 de ago, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Ônibus elétricos
A homologação envolve quatro testes de desempenho: operacional, energético, segurança de frenagem e direção e o consumo e regeneração da bateria
Crédito:Divulgação/Marcopolo

Os ônibus elétricos Marcopolo Attivi Integral estão em fase final de homologação na cidade de São Paulo. Quem gerencia o processo é a SPTrans, responsável pelo sistema de ônibus na capital paulista. Conforme a Marcopolo, duas versões do modelo vão rodar na cidade: eBásico e ePadron.

Seja como for, a previsão é de que a homologação da versão eBásico seja concluída até nesta sexta-feira, 1º de setembro. Por sua vez, a do ePadron ocorrerá entre os dias 25 e 29 de setembro. Conforme a Marcopolo, a expectativa é de que as duas versões do ônibus elétrico comecem a rodar em São Paulo no último trimestre de 2023.

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De qualquer maneira, o processo envolve quatro testes de desempenho: operacional, energético, segurança de frenagem e direção e o consumo e regeneração da bateria. Assim, as provas ocorrerão em regiões da zona leste e na linha 6030-10 (Unisa – Campus 1/Terminal Santo Amaro), que tem cerca de 30 quilômetros de extensão.

Ônibus elétricos têm autonomia de 280 km

Entre as características técnicas do Marcopolo Attivi Integral estão o comprimento, de 13 metros, e o chassi de piso baixo. Além disso, o ônibus tem motor elétrico com 350 kW de potência e 336 mkgf de torque. Por sua vez, os eixos dianteiro e traseiro são ZF.


Divulgação/Marcopolo

De acordo com a Marcopolo, o Attivi Integral tem chassi Low Entry, motor elétrico de 350 kW de potência e 336 mkgf de torque. Além disso, os eixos dianteiro e traseiro são ZF, a suspensão é a ar e o sistema de freios, da Knorr. Conforme a empresa, as baterias CATL têm capacidade de 396 kWh. Portanto, garantem autonomia de 250 a 280 km, conforme o tipo de utilização.

Itens que melhoram a experiência

Ademais, para os passageiros há portas USB e sistema de ar-condicionado incorporado ao de refrigeração das baterias. Da mesma forma, há áudio interno e preparação para a instalação de microfone. Bem como câmera na traseira, que projeta as imagens na tela do painel de instrumentos.


Divulgação/Marcopolo

No mesmo sentido, há câmara interna de segurança, com gravação. Por fim, o ônibus elétrico tem espaço exclusivo para PCDs e assentos preferenciais. Bem como iluminação interna, faróis e lanternas traseiras com luzes de LEDs. Há também separação para o motorista na cabine.

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