Os ônibus elétricos da chinesaTEVX Higer já têm um comprador no Brasil: a prefeitura de Cascavel, no Paraná. A cidade assinou contrato para a aquisição de 15 veículos. Assim, são 13 padrons e dois articulados. Trata-se da primeira licitação no Brasil para a compra de ônibus elétricos da marca, com um contrato de R$ 43,2 milhões.
O veículo padron de 12,8 metros tem autonomia de 270 km e capacidade para transportar até 85 passageiros. Seja como for, o articulado tem 18 metros e capacidade para 154 pessoas. Ambos têm tempo de recarga de 4 horas. Isso é possível porque contam com infraestrutura própria de carregamento rápido. Além disso, os veículos têm freio regenerativo que transforma a energia da frenagem em carga para a bateria.
LEIA MAIS
Scania vai testar ônibus elétrico a baterias em São Paulo
Mercedes-Benz Arocs 10x4 autônomo tem preço de 50 Renault Kwid
Preço da fiscalização bienal de tacógrafos baixa mais de 50%
Publicidade
Os modelos pertencem à linha Azure, que tem como característica piso baixo, sem degraus e rampa para cadeira de rodas. Os veículos dessa gama contam com conjunto de suspensão que permite o rebaixamento do veículo para embarque e desembarque de passageiros. Por fim, os ônibus também têm ar-condicionado, Wi-Fi e conectores USB.
A TVEX Higer já produziu 50 mil unidades da linha Azure. Assim, 7 mil exemplares estão em operação em 138 países. Uma curiosidade é que o veículo foi utilizado no Qatar para o transporte de passageiros nos jogos da Copa do Mundo de 2022.
Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a Higer exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países.
Fábrica no Brasil
Por enquanto, os modelos estão sendo importados para o Brasil. Porém, a partir de 2024, a montadora iniciará a produção local na fábrica de Pecém, no Ceará. Será uma linha de ônibus elétricos a bateria, carregados diretamente em tomadas e estações de recarga. Assim, a capacidade inicial será de 300 a 400 ônibus por ano.
No Brasil, a companhia é representada pela TEVX Motors Group e o projeto de montagem local prevê o abastecimento de todo o mercado sul-americano. Quando anunciou a fábrica no Brasil, a empresa declarou que o País e os vizinhos são os maiores mercados de ônibus urbano. Portanto, apresentam alto potencial de negócio.