A Volvo Buses vai lançar o chassi BZL 100% elétrico no Brasil até junho de 2023. Segundo a marca, o modelo entra em testes reais com operadores de transporte de passageiros de três das principais capitais do País. Ou seja, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Segundo o presidente da Volvo Buses Latin America, André Marques, ainda não há previsão de produção do modelo na planta do Paraná. Assim, por ora a Volvo vai importar os veículos da Suécia, onde a produção começou em 2022.
Porém, se houver demanda a Volvo deve fabricar o ônibus elétrico BZL em Curitiba. Seja como for, o BZL 100% elétrico já havia sido mostrado no Brasil. O ônibus da Volvo foi apresentado durante LatBus, no ano passado. E integra o ciclo de investimentos da Volvo no País de R$ 1,5 bilhão até 2025. Vale lembrar que esse valor inclui o lançamento de caminhões e ônibus com motores Euro 6 no País.
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Sobre o Volvo BZL
Inicialmente, o Volvo BZL chega ao Brasil em versão com piso baixo. Segundo a marca, a autonomia média é de 300 km. Nesse sentido, há opção de três a cinco baterias, dependendo da aplicação. Além disso, o modelo pode receber um ou dois motores elétricos. Ou seja, para veículos que trafegam em locais com mais aclives, a marca recomenda o uso de dois motores.
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Seja como for, cada motor gera potência de 200 kW, equivalentes a 271 cv, além de torque de 82 mkgf. Por sua vez, a transmissão é automática de duas velocidades. Conforme a Volvo, os ônibus vão receber carrocerias da Caio ou da Marcopolo do tipo Padron, de 12,5 e 13,2 metros de comprimento.
Primeiramente, os ônibus da Volvo vão ser avaliados em São Paulo e Curitiba. De acordo com Marques, nessas cidades já há acordos com os gestores de frotas. "Há movimentos bem robustos em relação à aquisição de frota de ônibus elétricos”, afirma.
Volvo aposta na eletrificação
Dessa forma, Marques informa que a chegada do BZL faz parte da aposta da empresa na eletrificação dos ônibus na região. “Acreditamos que a tecnologia vai funcionar bem no segmento urbano. Mas com toda certeza , no futuro, chega no rodoviário”, diz o presidente da Volvo Buses.
Além disso, a marca já testa veículos pesados a hidrogênio na Europa. Por ora, os testes estão sendo feitos na Suécia. A tecnologia visa operações rodoviárias. Na prática, são modelos com motor elétrico cuja energia é gera por células a combustível.