Você está lendo...
Ônibus elétrico nacional da chinesa Higer Bus terá eixos e freios da ZF
Notícias

Ônibus elétrico nacional da chinesa Higer Bus terá eixos e freios da ZF

Ônibus elétrico chinês da Higer Bus será produzido no Brasil a partir de 2023 e será equipado com sistemas da alemã ZF

Redação

29 de jan, 2022 · 4 minutos de leitura.

ônibus elétrico
Crédito:Divulgação: ZF
ZF vai fornecer sistemas de freios e suspensões dianteiras e traseiras para ônibus chinês

Depois de anunciar que vai produzir um ônibus elétrico no Brasil a partir de 2023, a chinesa Higer Bus acaba de fechar com a ZF a compra de eixos dianteiros, eixos traseiros, suspensão pneumática e soluções de segurança para o modelo Azure 12BR.

O ônibus elétrico tem 12,2 metros de comprimento, capacidade para até 70 passageiros e piso baixo. A autonomia chega a 270 km e o tempo de recarga é de apenas 3 horas. O ônibus também tem suspensão a ar, ar-condicionado. Além disso, no interior, os passageiros encontram carregadores USB e Wi-Fi para conexão com a internet.

De acordo com a ZF, o eixo dianteiro RL 82 tem melhor manobrabilidade e controle mais preciso da direção. Já o eixo traseiro, o AV 133 tem só 405 mm de altura em relação ao piso, o que proporciona embarques e desembarques mais rápidos e agradáveis. E, por causa disso, tempos de paradas mais curtos. Por fim, suas características técnicas permitem que as corridas sejam mais silenciosas.


Leia também
VW e Mercedes-Benz dominam vendas de caminhões e ônibus em 2021

A ZF fornecerá, ainda, a suspensão pneumática e o sistema de freio que serve de base para a segurança ativa do modelo. O sistema ABS, por exemplo, evita o travamento das rodas. Já o EBS, sistema de freios elétricos, calcula a intensidade da frenagem e mostra qual pressão é ideal. O ESC, por sua vez, faz o controle eletrônico de estabilidade do ônibus.

Capacidade para 35 mil modelos

A princípio, os ônibus da Higer Bus chegarão ao mercado brasileiro por meio da importadora TEVX Motors Group. A empresa é especializada em soluções de transporte limpo e foi criada para importar ônibus. Além disso, presta serviços de pós-vendas. No momento, há conversas para que, a partir de 2023, inicie a produção de seus veículos no Brasil.


A Higer Bus é uma das maiores fabricantes de ônibus elétricos do mundo. Com receita anual de R$ 1,5 bilhão, a empresa tem capacidade para produzir 35 mil ônibus em três fábricas na China. Hoje, exporta cerca de 30% da produção para mais de 120 países.