Você está lendo...
Ônibus elétrico Mercedes-Benz estará à venda no 2º semestre
Notícias

Ônibus elétrico Mercedes-Benz estará à venda no 2º semestre

O primeiro ônibus elétrico da Mercedes-Benz para o Brasil terá autonomia de 250 km, começa a ser feito no segundo semestre e já tem 100 encomendas

Aline Feltrin

03 de mai, 2022 · 4 minutos de leitura.

ônibus elétrico
Crédito:Divulgação: Mercedes-Benz
Primeiro ônibus elétricos da Mercedes-Benz para o mercado brasileiro

O primeiro ônibus elétrico da Mercedes-Benz para o mercado brasileiro começa a ser feito na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) no segundo semestre. Segundo o chefe global da Daimler Buses, Till Oberwörder, já há 100 encomendas para o novo chassi de ônibus batizado de eO500U. De acordo com o executivo, as entregas serão feitas ainda em 2022. O ônibus elétrico tem autonomia para rodar até 250 quilômetros entre as recargas.

Conforme informações da empresa, faz mais sentido iniciar a eletrificação de seus veículos no Brasil com os ônibus. Ou seja, isso tem a ver com as mudanças que vêm ocorrendo nas grandes cidades. Sobretudo mirando um transporte mais eficiente, limpo e silencioso.

Ônibus elétrico no Brasil se tornou realidade

Veículos livres de CO2 até 2030

O novo ônibus elétrico feito no Brasil faz parte da estratégia global da Daimler. Nesse sentido, a empresa mira veículos livres de emissões de CO2. Segundo Oberwörder, além de ônibus a bateria, haverá opções a hidrogênio. Ele afirma que os produtos serão oferecidos em todos os segmentos até 2030.

Seja como for, o foco inicial será a Europa e a América Latina. Assim, o objetivo é, até 2039, é vender apenas veículos que não geram emissões enquanto rodam. Isso nos principais mercados da Europa. No segmento de ônibus urbanos, no entanto, a empresa deve atingir essa meta em 2030.

eCitaro europeu com mais autonomia


A partir de 2023, a Daimler Buses vai oferecer ônibus elétricos eCitaro com células a hidrogênio na Europa. Porém, elas vão funcionar como extensoras de autonomia. Ou seja, as duas tecnologias vão ser combinadas. Como resultado, os ônibus elétricos poderão rodar até 400 quilômetros.

Além disso, a Daimler Buses promete oferecer ônibus elétricos eCitaro com autonomia até 50% maior que os atuais. Ou seja, de até 280 quilômetros. Segundo a empresa, o lançamento será até o fim deste ano. Atualmente, há mais de 600 ônibus elétricos eCitaro circulando em operações diárias na Europa.

Por fim, a marca vai oferecer uma ampla lista de serviços. De acordo com a Daimler Buses, isso inclui o planejamento de projetos. E também consultoria para a operação da frota elétrica. Bem como a infraestrutura para fornecer energia para a frota.