Além do eO500U, a Mercedes-Benz apresentou no Busworld Europa o eCitaro Fuel Cell. Trata-se de um ônibus elétrico a bateria que conta com sistema de célula de hidrogênio para alimentá-las. Assim, na prática, o ônibus urbano tem mais autonomia, chegando a 400 Km. Além disso, pode ser produzido com apenas três pacotes de baterias. Assim, é um plug-in que permite recarga na garagem ou em eletropostos.
Contudo, nessa nova configuração, o cliente ganha em tara. Em outras palavras, há redução de até 2 t. Para efeito de comparação, enquanto um veículo diesel pesa em média 12 t, um elétrico a bateria chegar a pesar entre 15 t e 16 t. Dessa forma, a solução com hidrogênio traz como ganho a maior capacidade de passageiros.
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Seja como for, o eCitaro Fuel Cell já tem vendas iniciadas na Europa. A partir da Busworld. E, da mesmo forma como ocorre com o irmão eCitaro a bateria, o modelo conta com versões articuladas, bem como de 12 e 13 metros de comprimento, tipo Padron.
Segunda geração do Mercedes-Benz eO500 no País
A Mercedes-Benz do Brasil não descarta a possibilidade de a tecnologia Fuel Cell servir de base para a segunda geração do eO500U no País. Mas, se isso ocorrer, será somente na próxima década. Nesse sentido, o diretor de exportação de ônibus da marca, Maurício Kenji Yamamoto, diz que a tecnologia tem potencial para o mercado brasileiro. Afinal, movimentos começam a acontecer relacionados à pesquisa do hidrogênio verde, com produção a partir do etanol e do lixo, por exemplo.
Seja como for, o abastecimento do hidrogênio nesse ônibus ocorre de forma relativamente simples. O sistema conta com um tanque de gás instalado na lateral do veículo. E com capacidade de armazenamento de 25 kg de hidrogênio. Porém, isso pode variar conforme a necessidade da operação.