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Ônibus elétrico já é realidade no Brasil; veja os modelos disponíveis

Mercado de ônibus elétrico tem demanda crescente e fabricantes já começam a apresentar soluções para as grandes capitais do País

Andrea Ramos

27 de nov, 2023 · 14 minutos de leitura.

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BYD ônibus elétrico
BYD é uma das montadoras pioneiras na oferta de ônibus elétrico no Brasil, mas oferta promete crescer rapidamente no País
Crédito:BYD/Divulgação

Adotar um ônibus elétrico é uma das principais formas de reduzir as emissões de poluentes nas grandes cidades. Por isso, Curitiba, Goiânia, Salvador e São Paulo vão trocar as frotas de modelos com motor a diesel por elétricos. Conforme a prefeitura de São Paulo, a cidade terá 2,6 mil novos ônibus elétricos até 2024. Além disso, segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP), até o final deste ano a capital paulista contará com 800 ônibus elétricos na frota.

Da mesma forma, Curitiba, no Paraná, vai comprar modelos 100% elétricos. Assim, a intenção é que 70 ônibus sejam comprados pela prefeitura, que planeja colocá-los em operação em junho de 2024. Ou seja, com a crescente demanda, as montadoras de ônibus elétrico estão a todo vapor, para conseguir atender os clientes o quanto antes.

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O mercado de ônibus elétrico, portanto, está em franca expansão. E por isso, novas marcas estão no País. Por exemplo, a chinesa Higer. Além disso, há fabricantes locais com próprios modelos. São os casos, por exemplo, da Mercedes-Benz e da Marcopolo. Por fim, há montadoras como a Eletra, que produz modelos em parceria com marcas tradicionais, como a própria Mercedes-Benz e a Scania.


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Dessa forma, estes modelos têm a vantagem de poluírem menos. Afinal, não emitem qualquer tipo de fumaça. Mas custam até três vezes mais que os modelos a combustão com motores a diesel. Ou seja, estima-se que o ônibus elétrico custe entre R$ 2,5 e R$ 3 milhões a unidade. Seja como for, o Estradão apresenta nesta reportagem os modelos de ônibus elétrico que já estão à venda no mercado nacional. Confira abaixo!

Modelos de ônibus elétrico da BYD

A fabricante chinesa está no Brasil desde 2015 e, desde então, já opera por aqui com ônibus elétrico. Mas a marca também comercializa caminhões e carros eletrificados. Seja como for, a BYD oferece uma gama bem completa de ônibus elétrico no País. Todos, aliás, destinados às operações urbanas. Assim, conta com modelos de 12,2 até 22,3 metros de comprimento. Os ônibus são representados pelas famílias D9 e D11, e, portanto, já circulam em algumas cidades do País.

BYD D9W 20.410 urbano piso baixo

Motor: BYD embutido nas rodas, potência 2x 201 cv e torque 2x de 56 mkgf


Tempo de carregamento: AC (4 a 5 horas) ou DC (2 a 4 horas)

Autonomia: 250 km

Comprimento: 12.265 mm


Capacidade total de passageiros: 80

BYD D9A 20.410 urbano piso alto

Motor: BYD embutido nas rodas, potência 2x 201 cv e torque 2x de 56 mkgf

Tempo de carregamento: AC (4 a 5 horas) ou DC (2 a 4 horas)


Autonomia: 250 km

Comprimento: 12.120 mm

Capacidade total de passageiros: 80


BYD D9F 20.410 fretamento e curtas distâncias

Motor: BYD embutido nas rodas, potência 2x 201 cv e torque 2x de 56 mkgf

Tempo de carregamento: AC (4 a 5 horas) ou DC (2 a 4 horas)

Autonomia: 300 km


Comprimento: 12.120 mm

Capacidade total de passageiros: 80

Ônibus articulados

Mercado de ônibus elétrico cresce no Brasil; confira os modelos
A BYD oferece dois modelos articuldos para atuar nos corredores das grandes capitais

BYD D11A 41.820 urbano piso alto articulado

Motor: BYD potência 4x 150 cv e torque 4x de 56 mkgf

Tempo de carregamento: AC (6 a 7 horas) ou DC (2 a 3 horas)

Autonomia: 250 km


Comprimento: 22.316 mm (BRT)

Capacidade total de passageiros: 115 a 171

BYD D11B 41.820 urbano articulado piso baixo

Motor: BYD potência 4x 201 cv e torque 4x de 56 mkgf


Tempo de carregamento: AC (6 a 7 horas) ou DC (2 a 3 horas)

Autonomia: 250 km

Comprimento: 21.320 mm


Capacidade de passageiros: 115 a 171

Modelos de ônibus elétrico da Eletra

A Eletra é uma fabricante brasileira de veículos elétricos que estreou nos anos 2000. A montadora localizada no ABC paulista foi a primeira a produzir um ônibus com motor híbrido no País, bem como é a criadora do trólebus.

Assim, ainda em 2013, a fabricante mostrava o seu primeiro e-Bus. Ou seja, um ônibus articulado de 18 metros em testes na frota da Metra, no corredor ABD. Além disso, a Eletra conta com tecnologia de eletrificação de baterias alimentadas por painéis solares.


Seja como for, hoje a companhia conta com vários modelos elétricos feitos sobre chassi Mercedes-Benz e Scania. Assim como motor WEG. Por fim, devido à crescente busca por alternativas mais limpas no transporte, a Eletra está apta a realizar serviços de retrofit em veículos comerciais. Ou seja, pode converter modelos a combustão em 100% elétricos.

Eletra - Mercedes-Benz OF 1721 piso alto

Motor: WEG trifásico, com potência de 268/536 cv e torque de 326 mkgf

Tempo de carregamento: 2h30 com carregador de 120 kW/h


Autonomia: 200 ~ 250 km

Comprimento: 9.955 mm

Capacidade total de passageiros: 57


Ônibus Scania elétrico

Mercado de ônibus elétrico cresce no Brasil; confira os modelos
Do mesmo modo que a Mercedes, Scania também está presente com motor WEG e montado pela Eletra

Eletra - Scania K310 piso baixo Padron

Motor: WEG trifásico, com potência de 268/476 cv e torque de 398 mkgf

Tempo de carregamento: 3h30 com carregador de 120 kW/h


Autonomia: 200 ~ 250 km

Comprimento: 15.000 mm

Capacidade total de passageiros: 94


Eletra - Mercedes-Benz O500U piso baixo Padron

Motor: WEG trifásico, com potência de 268/536 cv e torque de 326 mkgf

Tempo de carregamento: 3h com carregador de 120 kW/h

Autonomia: 200 ~ 250 km


Comprimento: 12.150 mm

Capacidade total de passageiros: 70

Eletra - Mercedes-Benz O500U piso baixo

Motor: WEG trifásico, com potência de 268/536 cv e torque de 326 mkgf


Tempo de carregamento: 2h com carregador de 120 kW/h

Autonomia: 140 ~ 160 km

Comprimento: 12.835 mm


Capacidade total de passageiros: 79

Eletra - Mercedes-Benz O500UDA piso baixo articulado e-Trol

Motor: WEG trifásico, com potência de 268 cv e torque de 143 mkgf

Tempo de carregamento: 4h com carregador de 120 kW/h


Autonomia: 180 ~ 300 km

Comprimento: 21.490 mm

Capacidade total de passageiros: 144


Ônibus e-Trol da Eletra carrega por rede aérea

Eletra
Eletra conta com versões de ônibus com chassi Mercedes ou Scania e motor WEG

Eletra - Mercedes-Benz O500UDA piso baixo articulado e-Trol

Motor: WEG trifásico, com potência de 268/476 cv e torque de 398 mkgf


Tempo de carregamento: em movimento na rede aérea

Autonomia: 160 ~ 180 km

Comprimento: 21.490 mm


Capacidade total de passageiros: 146

Modelos de ônibus elétrico da Higer

A Higer Bus foi fundada em 1998 na China, onde mantém uma fábrica de ônibus de 950 mil m². Isso garante à companhia exportar veículos para mais de 100 países, bem como abastecer o mercado chinês, que é um dos maiores do mundo atualmente.

No Brasil, a marca se estabeleceu em 2021 em parceria com a Tevx Motors Group. Por ora, oferece três modelos de ônibus por importação. Mas, a partir de 2024, projeta nacionalizar a produção. Para isso, contará com duas fábricas, em Pecém, Ceará, e na região do Centro-Oeste, cujo local continua indefinido.


Higer Azure A12BR

Motor: Dana com potência de 496 cv e torque de 377 mkgf

Tempo de carregamento: 2h20

Autonomia: 270 km


Comprimento: 12.500 mm

Capacidade total de passageiros: 80

Higer Azure A18BR articulado piso plano

Motor: Dana com potência de 496 cv e torque de 377 mkgf


Tempo de carregamento: 3h20

Autonomia: 270 km

Comprimento: 18.700 mm


Capacidade total de passageiros: 130

Mercado de ônibus elétrico cresce no Brasil; confira os modelos
O menor ônibus elétrico é da Higer e transporta até 42 passageiros

Higer Azure FE10BR


Motor: Dana com potência de 469 cv e  torque de 357 mkgf

Tempo de carregamento: 2h20

Autonomia: 450 km


Comprimento: 10.760 mm

Capacidade de passageiros: 42

Modelos de ônibus elétrico da Marcopolo

Mercado de ônibus elétrico cresce no Brasil; confira os modelos
O Attivi da Marcopolo é o primeiro ônibus elétrico integral desenvolvido para o Brasil

A Marcopolo é uma gigante brasileira com forte atuação na produção de carrocerias para chassis de ônibus. A montadora conta com fábricas em diversas partes do mundo. Do mesmo modo, exporta para quase todo o globo. No Brasil, a Marcopolo lidera o mercado de carrocerias. Mas, com a chegada da eletrificação do transporte coletivo, a empresa desenvolveu seu próprio veículo. O que inclui a produção do chassi. Trata-se do Attivi, que está em fase de homologação.

Marcopolo Attivi piso baixo

Motor: Motor elétrico de tração central, potência de 530 cv e torque de 285 mkgf

Tempo de carregamento: 4 horas


Autonomia: 250 km

Comprimento: 13.000 mm

Capacidade total de passageiros: 80


Mercedes-Benz

O eO500U é o representante da Mercedes-Benz nos ônibus elétricos. Embora o modelo tenha sido apresentado ao mercado em 2021, suas vendas tiveram início no final do ano passado. Por ora, a marca não revela resultados. Porém, está entre os veículos mais cotados para começar a operar na capital paulista no próximo ano.

Seja como for, o veículo se baseia no chassi do O500U diesel. Ou seja, um sucesso da Mercedes-Benz com mais de 15 mil vendas.

Mercedes-Benz eO500U

Mercado de ônibus elétrico cresce no Brasil; confira os modelos
o eO500U da Mercedes-Benz foi desenvolvido pela engenharia da marca no Brasil

Motor: ZF AVE, com 335 cv de potência e 2 x de 763 mkgf de torque 

Tempo de carregamento: Até 3 horas

Autonomia: 300 km


Comprimento: 12.127 mm

Capacidade de passageiros: 80

Modelos de ônibus elétrico da Volvo Trucks

Volvo apresentou recentemente o BZL. Ou seja, o ônibus elétrico da marca que começa a ser avaliado no transporte público de Curitiba (PR). E, em seguida, na cidade de São Paulo. Entretanto, o veículo é importado da Suécia. Mas a Volvo do Brasil já prepara a sua fábrica para iniciar a produção local. Em outras palavras, isso deve acontecer já em 2024.


Volvo BZL

Mercado de ônibus elétrico cresce no Brasil; confira os modelos
O Volvo BZL por enquanto vem da Suécia, mas a Volvo investe R$ 250 milhões para a produção nacional

Motor: 1 ou 2 motores de 272 cv cada

Tempo de carregamento: AC (6 a 7 horas) ou DC (2 a 3 horas)


Autonomia: 250 km

Comprimento: 13.600 mm

Capacidade de passageiros: 90


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