Adotar um ônibus elétrico é uma das principais formas de reduzir as emissões de poluentes nas grandes cidades. Por isso, Curitiba, Goiânia, Salvador e São Paulo vão trocar as frotas de modelos com motor a diesel por elétricos. Conforme a prefeitura de São Paulo, a cidade terá 2,6 mil novos ônibus elétricos até 2024. Além disso, segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP), até o final deste ano a capital paulista contará com 800 ônibus elétricos na frota.
Da mesma forma, Curitiba, no Paraná, vai comprar modelos 100% elétricos. Assim, a intenção é que 70 ônibus sejam comprados pela prefeitura, que planeja colocá-los em operação em junho de 2024. Ou seja, com a crescente demanda, as montadoras de ônibus elétrico estão a todo vapor, para conseguir atender os clientes o quanto antes.
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O mercado de ônibus elétrico, portanto, está em franca expansão. E por isso, novas marcas estão no País. Por exemplo, a chinesa Higer. Além disso, há fabricantes locais com próprios modelos. São os casos, por exemplo, da Mercedes-Benz e da Marcopolo. Por fim, há montadoras como a Eletra, que produz modelos em parceria com marcas tradicionais, como a própria Mercedes-Benz e a Scania.
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Dessa forma, estes modelos têm a vantagem de poluírem menos. Afinal, não emitem qualquer tipo de fumaça. Mas custam até três vezes mais que os modelos a combustão com motores a diesel. Ou seja, estima-se que o ônibus elétrico custe entre R$ 2,5 e R$ 3 milhões a unidade. Seja como for, o Estradão apresenta nesta reportagem os modelos de ônibus elétrico que já estão à venda no mercado nacional. Confira abaixo!
Modelos de ônibus elétrico da BYD
A fabricante chinesa está no Brasil desde 2015 e, desde então, já opera por aqui com ônibus elétrico. Mas a marca também comercializa caminhões e carros eletrificados. Seja como for, a BYD oferece uma gama bem completa de ônibus elétrico no País. Todos, aliás, destinados às operações urbanas. Assim, conta com modelos de 12,2 até 22,3 metros de comprimento. Os ônibus são representados pelas famílias D9 e D11, e, portanto, já circulam em algumas cidades do País.
BYD D9W 20.410 urbano piso baixo
Motor: BYD embutido nas rodas, potência 2x 201 cv e torque 2x de 56 mkgf
Tempo de carregamento: AC (4 a 5 horas) ou DC (2 a 4 horas)
Autonomia: 250 km
Comprimento: 12.265 mm
Capacidade total de passageiros: 80
BYD D9A 20.410 urbano piso alto
Motor: BYD embutido nas rodas, potência 2x 201 cv e torque 2x de 56 mkgf
Tempo de carregamento: AC (4 a 5 horas) ou DC (2 a 4 horas)
Autonomia: 250 km
Comprimento: 12.120 mm
Capacidade total de passageiros: 80
BYD D9F 20.410 fretamento e curtas distâncias
Motor: BYD embutido nas rodas, potência 2x 201 cv e torque 2x de 56 mkgf
Tempo de carregamento: AC (4 a 5 horas) ou DC (2 a 4 horas)
Autonomia: 300 km
Comprimento: 12.120 mm
Capacidade total de passageiros: 80
Ônibus articulados
BYD D11A 41.820 urbano piso alto articulado
Motor: BYD potência 4x 150 cv e torque 4x de 56 mkgf
Tempo de carregamento: AC (6 a 7 horas) ou DC (2 a 3 horas)
Autonomia: 250 km
Comprimento: 22.316 mm (BRT)
Capacidade total de passageiros: 115 a 171
BYD D11B 41.820 urbano articulado piso baixo
Motor: BYD potência 4x 201 cv e torque 4x de 56 mkgf
Tempo de carregamento: AC (6 a 7 horas) ou DC (2 a 3 horas)
Autonomia: 250 km
Comprimento: 21.320 mm
Capacidade de passageiros: 115 a 171
Modelos de ônibus elétrico da Eletra
A Eletra é uma fabricante brasileira de veículos elétricos que estreou nos anos 2000. A montadora localizada no ABC paulista foi a primeira a produzir um ônibus com motor híbrido no País, bem como é a criadora do trólebus.
Assim, ainda em 2013, a fabricante mostrava o seu primeiro e-Bus. Ou seja, um ônibus articulado de 18 metros em testes na frota da Metra, no corredor ABD. Além disso, a Eletra conta com tecnologia de eletrificação de baterias alimentadas por painéis solares.
Seja como for, hoje a companhia conta com vários modelos elétricos feitos sobre chassi Mercedes-Benz e Scania. Assim como motor WEG. Por fim, devido à crescente busca por alternativas mais limpas no transporte, a Eletra está apta a realizar serviços de retrofit em veículos comerciais. Ou seja, pode converter modelos a combustão em 100% elétricos.
Eletra - Mercedes-Benz OF 1721 piso alto
Motor: WEG trifásico, com potência de 268/536 cv e torque de 326 mkgf
Tempo de carregamento: 2h30 com carregador de 120 kW/h
Autonomia: 200 ~ 250 km
Comprimento: 9.955 mm
Capacidade total de passageiros: 57
Ônibus Scania elétrico
Eletra - Scania K310 piso baixo Padron
Motor: WEG trifásico, com potência de 268/476 cv e torque de 398 mkgf
Tempo de carregamento: 3h30 com carregador de 120 kW/h
Autonomia: 200 ~ 250 km
Comprimento: 15.000 mm
Capacidade total de passageiros: 94
Eletra - Mercedes-Benz O500U piso baixo Padron
Motor: WEG trifásico, com potência de 268/536 cv e torque de 326 mkgf
Tempo de carregamento: 3h com carregador de 120 kW/h
Autonomia: 200 ~ 250 km
Comprimento: 12.150 mm
Capacidade total de passageiros: 70
Eletra - Mercedes-Benz O500U piso baixo
Motor: WEG trifásico, com potência de 268/536 cv e torque de 326 mkgf
Tempo de carregamento: 2h com carregador de 120 kW/h
Autonomia: 140 ~ 160 km
Comprimento: 12.835 mm
Capacidade total de passageiros: 79
Eletra - Mercedes-Benz O500UDA piso baixo articulado e-Trol
Motor: WEG trifásico, com potência de 268 cv e torque de 143 mkgf
Tempo de carregamento: 4h com carregador de 120 kW/h
Autonomia: 180 ~ 300 km
Comprimento: 21.490 mm
Capacidade total de passageiros: 144
Ônibus e-Trol da Eletra carrega por rede aérea
Eletra - Mercedes-Benz O500UDA piso baixo articulado e-Trol
Motor: WEG trifásico, com potência de 268/476 cv e torque de 398 mkgf
Tempo de carregamento: em movimento na rede aérea
Autonomia: 160 ~ 180 km
Comprimento: 21.490 mm
Capacidade total de passageiros: 146
Modelos de ônibus elétrico da Higer
A Higer Bus foi fundada em 1998 na China, onde mantém uma fábrica de ônibus de 950 mil m². Isso garante à companhia exportar veículos para mais de 100 países, bem como abastecer o mercado chinês, que é um dos maiores do mundo atualmente.
No Brasil, a marca se estabeleceu em 2021 em parceria com a Tevx Motors Group. Por ora, oferece três modelos de ônibus por importação. Mas, a partir de 2024, projeta nacionalizar a produção. Para isso, contará com duas fábricas, em Pecém, Ceará, e na região do Centro-Oeste, cujo local continua indefinido.
Higer Azure A12BR
Motor: Dana com potência de 496 cv e torque de 377 mkgf
Tempo de carregamento: 2h20
Autonomia: 270 km
Comprimento: 12.500 mm
Capacidade total de passageiros: 80
Higer Azure A18BR articulado piso plano
Motor: Dana com potência de 496 cv e torque de 377 mkgf
Tempo de carregamento: 3h20
Autonomia: 270 km
Comprimento: 18.700 mm
Capacidade total de passageiros: 130
Higer Azure FE10BR
Motor: Dana com potência de 469 cv e torque de 357 mkgf
Tempo de carregamento: 2h20
Autonomia: 450 km
Comprimento: 10.760 mm
Capacidade de passageiros: 42
Modelos de ônibus elétrico da Marcopolo
A Marcopolo é uma gigante brasileira com forte atuação na produção de carrocerias para chassis de ônibus. A montadora conta com fábricas em diversas partes do mundo. Do mesmo modo, exporta para quase todo o globo. No Brasil, a Marcopolo lidera o mercado de carrocerias. Mas, com a chegada da eletrificação do transporte coletivo, a empresa desenvolveu seu próprio veículo. O que inclui a produção do chassi. Trata-se do Attivi, que está em fase de homologação.
Marcopolo Attivi piso baixo
Motor: Motor elétrico de tração central, potência de 530 cv e torque de 285 mkgf
Tempo de carregamento: 4 horas
Autonomia: 250 km
Comprimento: 13.000 mm
Capacidade total de passageiros: 80
Mercedes-Benz
O eO500U é o representante da Mercedes-Benz nos ônibus elétricos. Embora o modelo tenha sido apresentado ao mercado em 2021, suas vendas tiveram início no final do ano passado. Por ora, a marca não revela resultados. Porém, está entre os veículos mais cotados para começar a operar na capital paulista no próximo ano.
Seja como for, o veículo se baseia no chassi do O500U diesel. Ou seja, um sucesso da Mercedes-Benz com mais de 15 mil vendas.
Mercedes-Benz eO500U
Motor: ZF AVE, com 335 cv de potência e 2 x de 763 mkgf de torque
Tempo de carregamento: Até 3 horas
Autonomia: 300 km
Comprimento: 12.127 mm
Capacidade de passageiros: 80
Modelos de ônibus elétrico da Volvo Trucks
A Volvo apresentou recentemente o BZL. Ou seja, o ônibus elétrico da marca que começa a ser avaliado no transporte público de Curitiba (PR). E, em seguida, na cidade de São Paulo. Entretanto, o veículo é importado da Suécia. Mas a Volvo do Brasil já prepara a sua fábrica para iniciar a produção local. Em outras palavras, isso deve acontecer já em 2024.
Volvo BZL
Motor: 1 ou 2 motores de 272 cv cada
Tempo de carregamento: AC (6 a 7 horas) ou DC (2 a 3 horas)
Autonomia: 250 km
Comprimento: 13.600 mm
Capacidade de passageiros: 90