A Aena, concessionária que administra o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, começa a testar o ônibus elétrico da Higer. Dessa forma, o veículo será utilizado no transporte de passageiros no embarque ou desembarque no pátio.
Seja como for, o ônibus elétrico eleito da Higer é o Azure A12BR. Ou seja, desenvolvido para o mercado brasileiro. Assim, além da emissão zero de gases e ruídos, o veículo conta com autonomia de 270 km. Com isso, estima-se que o veículo opere o dia todo. E sem a necessidade de recarga das baterias.
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O A12BR conta com motor Dana, que tem potência de 496 cv e torque de 377 mkgf. Além disso, pode transportar até 80 passageiros.
“Trata-se de um passo importante para Higer. O de levar a tecnologia da eletromobilidade para o cotidiano das pessoas. Do mesmo modo, valorizar a segurança, o conforto e, principalmente, a acessibilidade de todos”, diz o diretor da Higer Bus para a América Latina, Marcelo Barella.
Ônibus elétrico da Higer atende às operações diárias
Projetado com piso baixo, o veículo, que mede 12,5 metros. E conta com sistema de “ajoelhamento” da suspensão. Permitindo facilidade no embarque e desembarque. Sobretudo para quem tem mobilidade reduzida. Nesse sentido, há uma rampa de acesso na porta central do ônibus.
A bordo, o veículo conta com corredor mais largo. Assim, facilita a locomoção a bordo. Além disso, o Azure A12BR tem itens de conforto e comodidade. Como luzes coloridas de LED, carregadores USB distribuídos por todo o salão. E ar-condicionado com saídas de ar individuais nas laterais.
Para o diretor de infraestrutura, operações e TI da Aena, Raúl Moya, o objetivo é alcançar a marca de 100% da frota de Congonhas com ônibus elétricos. “Assim, reafirmamos o nosso compromisso com a descarbonização e a inovação”, diz.
Seja como for, essa é a segunda iniciativa de teste com veículo elétrico em aeroportos. A primeira avaliação ocorreu no aeroporto do Recife, em Pernambuco.