Os emplacamentos de ônibus entre janeiro e novembro apresentaram crescimento de 18,59% quando comparado com igual período no ano passado. O que leva a crer que o ano será positivo para a indústria. Nesse sentido, enquanto que nos 11 meses do ano foram vendidos 22.745 veículos, no ano passado, também de janeiro a novembro, os fabricantes faturaram 19.180 veículos. Os números são da Fenabrave.
Do mesmo modo, o crescimento é visto, mesmo que tímido, nas vendas mês a mês. Ou seja, em novembro, os concessionários venderam 1.944 ônibus. Enquanto que em outubro havia comercializados 1.927 modelos. Assim, no mês passado o crescimento apresentado foi de 0,88%.
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Novembro apresentou retração
Seja como for, quando compara novembro deste ano com o mesmo mês em 2022, a retração é de 8,13%. Ou seja, em novembro do ano passado a indústria emplacou 2.116 ônibus. Contudo, esse resultado não preocupa o setor. Isso porque os feriados em novembro comprometeram as vendas. "Em novembro foram apenas 19 dias úteis ante os 21 dias em outubro. O que afeta o número de emplacamentos", diz o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior.
Para o executivo, o segmento de ônibus vai encerrar o ano com saldo positivo. Afinal, o setor teve um dos maiores aumentos percentuais da indústria automotiva. "Apesar da base baixa de comparação, o mercado de ônibus vem acumulando bons números em 2023. Com o retorno de investimentos por parte dos frotistas e a retomada de programas governamentais de transporte público. Exemplo disso é o Programa Caminho da Escola que já tem contrato de aquisição de mais 16 mil ônibus", diz Andreta Jr.
Caminho da Escola fará a diferença em 2024
Por causa do Programa Caminho da Escola, para 2024 os fabricantes já estão se preparando para atender a demanda. Assim, conforme publicado pelo Estradão, a Volkswagen Caminhões e Ônibus e Iveco logo no início de janeiro próximo começam em pleno vapor de produção.
À exemplo disso, a VWCO, por exemplo, convocou os trabalhadores em layoff para retornarem ao trabalho na planta da VW em Resende, no Rio de Janeiro. Afinal a marca vai entregar 5,6 mil ônibus ao programa. Do mesmo modo, Iveco terá de entregar 7,1 mil veículos. E Marcopolo, outras 7.720 unidades, por exemplo.
A Mercedes-Benz, como é tradição, lidera o mercado de ônibus. Sobretudo pelos bons resultados no segmento urbano. Além disso, as marcas têm boas perspectivas em 2024 por ser ano de eleição. Sendo comum as prefeituras renovarem as frotas de ônibus. Por fim, o governo federal deve lançar o programa de renovação de frota ainda no primeiro trimestre. O que favorece a venda de ônibus.
Afinal, neste ano, dos R$ 450 milhões consumidos na renovação de frota, por meio da Medida Provisória 1175/23, R$ 350 milhões foram para a compra de ônibus. O restante foi para caminhões. Vale lembrar que o Governo federal liberou R$ 1 bilhão para renovação de frota de caminhões e Ônibus. Mas no curto tempo da MP, três meses, os fabricantes não conseguiram utilizar toda a verba.
Confira o ranking das marcas de ônibus no Brasil
- Mercedes-Benz - 13.254 (58,27%)
- Volksbus - 4.298 (18,90%)
- Marcopolo - 3.126 (13,74%)
- Iveco - 844 (3,71%)
- Volvo - 644 (2,83%)
- Scania - 377 (1,66%)
- Agrale - 132 (0,58%)
- Induscar - 61 (0,27%)
- Lvtong - 40 (0,02%)
- BYD – 10 (0,00%)